Desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas

Com o avanço da tecnologia ficou mais fácil desenvolver equipes em pequenas e médias empresas. Aprenda 3 estratégias que podem te ajudar nesse processo.

Descubra como desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas

Se você acredita que o desenvolvimento de colaboradores só é possível em grandes empresas, está enganado. Com uma concorrência cada vez maior, também é preciso desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas.

A boa notícia é que hoje não há mais barreiras que impeçam esse progresso. Afinal, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado que viabilizam uma gestão otimizada do capital humano.

Você sabia que através de sistemas próprios de gestão de pessoas é possível implementar avaliações de desempenho, fornecer feedbacks e realizar a gestão de treinamentos? Os líderes da sua equipe podem acompanhar todos os detalhes dos colaboradores em tempo real.

Continue lendo esse post e descubra mais sobre as 3 estratégias para desenvolver equipes em Pequenas e médias empresas.

Para saber mais, confira: Gestão de pessoas para Pequenas e Médias empresas.

Pequenas e Médias empresas também precisam se aperfeiçoar

O departamento de RH das pequenas e médias empresas precisa estar atento as mudanças no cenário atual do mercado de trabalho, para criar estratégias de desenvolvimento.

Por exemplo, você já parou para pensar na quantidade de concorrentes existentes? O que eles estão fazendo? Já se questionou sobre o perfil das novas gerações que compõe a força de trabalho?

No Brasil o número de novos empreendimentos é grande. Logo, é preciso ter vantagens diante dos concorrentes para atrais colaboradores de alta performance, bem como reter os talentos já existentes na organização.

Já sobre as novas gerações, elas estão sempre se atualizando e buscando por oportunidades de crescimento. Não são colaboradores apegados as empresas, por isso, tendem a mudar de emprego conforme as propostas que surgem.

Diante desse cenário, é importante que você saiba como desenvolver sua equipe, favorecendo um ambiente produtivo e que incentive a “fidelização” dos colaboradores.

  1. Utilize avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho fornece aos líderes uma visão sobre o contexto da equipe. Através dela é possível mensurar quais os colaboradores que estão trazendo resultado para a empresa e quais estão trabalhando abaixo da média.

Outra vantagem é a identificação dos pontos forte e fracos de cada um. Já imaginou quantas ações de prevenção e correção podem ser implementadas de forma estratégica com a equipe? Como isso impactaria nos ganhos da sua empresa?

  1. Forneça feedbacks

Bons feedback são capazes de nortear o comportamento dos colaboradores. Através deles, os gestores conseguem inspirar as equipes, reforçando comportamentos que devem ser valorizados assim como corrigindo atitudes indevidas.

A partir do momento em que o funcionário é notificado sobre condutas positivas ou negativas, ele passa a escolher se irá se aperfeiçoar ou manter o desempenho atual.

Com base nesse comportamento pós feedback, o líder passa a conhecer mais sobre o perfil do colaborador. Tal contexto facilita a tomada de decisões estratégicas para o aprimoramento da equipe como um todo.

  1. Faça a gestão de treinamentos

Outra estratégia para desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas é estimular treinamentos e gerir seus resultados. Através dos treinamentos é possível reciclar conhecimento, capacitar para novas funções, fortalecer comportamentos e ampliar perspectivas.

Para que esses investimentos tragam retorno, não basta apenas recomendar que o colaborador faça o curso A ou assista a palestra B. O líder e o RH precisam monitorar os impactos que isso trouxe para o dia a dia da empresa. Por exemplo, o colaborador colocou em prática o que aprendeu? Houve melhoria do seu gap?

Agora está mais fácil desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas

Pode parecer complexo implementar todas as estratégias em negócios menores, porém, a tecnologia mudou esse cenário.

Atualmente, existem inúmeros sistemas de gestão de pessoas capazes de automatizar avaliações de desempenho, processos seletivos, feedbacks, gestão de treinamentos, plano de sucessão, entre outras funções.

Entre em contato com a Peex Brasil e descubra como o sistema de gestão de pessoal ideal para o seu negócio pode trazer retornos financeiros significativos. É possível ter uma equipe de RH pequena, porém estratégica, saiba como.

E para saber mais sobre as tendências do segmento de gestão de pessoas, acompanhe o nosso blog e curta nossa página nas mídias sociais.