Gestão de metas a distância: confira 06 dicas valiosas

Separamos algumas dicas que você precisa saber para realizar uma boa gestão de metas a distância.

Certamente, um fator importante para uma empresa obter sucesso é contar com equipes que consigam atingir metas de forma satisfatória. Mas, o que fazer quando o home office passa ser a nova realidade? Como será que os gestores estão conseguindo gerenciar os times e realizar uma gestão de metas eficiente, mesmo à distância?

Isso significa que toda essa mudança repentina para o trabalho remoto mexeu com os processos e com os colaboradores, especialmente os gestores. Afinal, eles tiveram que rever modelos de gerenciamento, metas, comunicação, adaptações para o trabalho de cada liderado e criar soluções junto com o RH e a direção.

Então, para você saber um pouco mais sobre as práticas que estão funcionando e como adaptar esses novos modelos para sua empresa, separamos 06 dicas valiosas. Continue a leitura até o final.

Como fazer uma gestão de metas a distância?

Para realizar uma gestão de metas a distância eficiente, é necessário se atentar a alguns pontos importantes que podem auxiliar nesse processo. Confira abaixo o que preparamos para você:

1) Defina metas claras

O gerenciamento eficiente começa com uma boa definição ou redefinição de metas. Diante do novo cenário, os gestores podem enxergar a necessidade de redefinir os objetivos. Além disso, também pode ser necessário adequar a execução à realidade do trabalho remoto.

Mas, independentemente de ser uma meta nova ou uma redefinição, tenha em mente que todas as metas precisam ser claras e devem ser comunicadas ao time de forma objetiva. Lembre-se de sempre certificar que ninguém ficou com dúvidas ou entendeu algo errado.

2) Realize encontros periódicos com a sua equipe

Após definir a questão da plataforma e configurar o acesso de todos, é necessário planejar como essa comunicação irá ocorrer. Nesse sentido, o gestor deve definir qual a periodicidade ideal para acompanhar as entregas e manter um bom engajamento entre todos.

O ideal é realizar encontros regulares, sejam de duas a três vezes por semana ou até diariamente dependendo da função ou projeto. Lembre-se que a frequência depende das necessidades, organização e grau de maturidade da equipe.

Por outro lado, é válido reforçar que a ideia aqui não é vigiar os colaboradores para saber se estão realizando ou não as tarefas, mas sim verificar se eles precisam de ajuda com alguma atividade ou esclarecimento pontual. A autonomia é crucial para o desenvolvimento de todos!

3) Estabeleça indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas utilizadas para medir a performance de uma equipe, de processos, produtos, serviços ou negócio como um todo.

E esses indicadores são indispensáveis quando falamos em gestão de metas no trabalho remoto. Afinal, é a partir dessas métricas que o gestor vai acompanhar a performance do time e o progresso das estratégias, para que possa fazer os ajustes sempre que for necessário.

No entanto, o gestor precisa escolher os indicadores que mais se adequam ao dia a dia e as atividades da equipe. Outra dica importante é evitar o uso excessivo das métricas. Ou seja, faça uma boa análise para selecionar aquelas que realmente estão alinhadas com as necessidades e objetivos da empresa.

4) Acompanhe a qualidade das entregas e o desenvolvimento do time

Realizar um acompanhamento do seu time e das entregas feitas por ele não significa monitorar cada passo dos colaboradores, mas sim entender o nível de qualidade dessas entregas e quem precisa de auxílio.

Para isso, existe a avaliação de desempenho. Ela ajuda a identificar quem está com dificuldades na execução das tarefas, se as entregas estão de acordo com as metas estipuladas, quem está com desempenho acima da média e muito mais!

Com a avaliação de desempenho em mãos o gestor poderá mensurar não só a qualidade das metas atingidas, mas também as competências, o potencial e as habilidades de cada colaborador. Assim, a empresa poderá alcançar as metas de forma assertiva e com resultados ainda melhores.

Quer descobrir como isso funciona na prática? Utilize o nosso sistema Smart Peex para avaliar até 25 colaboradores de forma gratuita!

5) Utilize ferramentas para gestão de metas a distância

Ao longo do último ano você deve ter ouvido ou até utilizado alguma ferramenta para gestão de metas à distância, não é mesmo? Sabemos o quanto essas plataformas otimizam o dia a dia das equipes e permitem uma maior organização ou até mesmo controle das atividades de cada um.

Vale reforçar também que é graças à essas plataformas que as empresas estão conseguindo manter uma boa performance, inclusive nos projetos mais complexos que englobam grandes equipes multidisciplinares. Apesar de todos estarem 100% remotos, os gestores sabem exatamente como está o andamento de cada etapa, prazos de entrega, colaboradores alocados em cada atividade e muito mais!

Diante disso, trouxemos algumas opções que podem te auxiliar nesse processo:

Ferramentas para gestão de projetos:

  • Trello;
  • Slack;
  • Asana;
  • GanttProject;
  • Microsoft Project.

Ferramentas para gerenciamento de arquivos online:

  • Google Drive;
  • We Tarsnfer;
  • Drop Box.

6) Crie momentos de descontração

Por fim, não esqueça dos momentos de descontração e interação social. Por mais que as equipes estejam operando remotamente, esses momentos são necessários! Isso porque eles são fundamentais para deixar as relações mais leves e aproximar, ainda que de forma online, os integrantes do time.

Devido ao isolamento social, as pessoas estão mais ansiosas e sensíveis. Por isso é ainda mais importante realizar esse tipo de encontro para amenizar essas sensações e favorecer um bom desempenho.

Continue aprendendo

Agora que você já entendeu um pouco mais que a gestão de metas a distância é algo primordial para as empresas, que tal começar a aplicar nossas dicas na sua empresa hoje mesmo?

E para que você vire um expert no assunto, nós separamos alguns conteúdos exclusivos que irão te ajudar na gestão de metas da sua organização.

Saiba mais sobre metas estratégicas, como parar de cometer erros ao definir metas e como criar metas utilizando o método SMART.