Trabalho híbrido: o que você precisa saber sobre essa nova modalidade de trabalho.

Será que o trabalho híbrido veio para ficar?

Certamente, você também deve ter notado que a pandemia do Covid-19 acelerou a utilização e aceitação de algumas tendências que ainda estávamos nos acostumando. São inúmeros exemplos: home office, chamadas de vídeo, plataformas de gestão, entre outros. Porém, existe uma tendência que está ganhando força e que em pouco tempo irá se tornar corriqueiro em nossa sociedade: o trabalho híbrido.

Para entender mais sobre essa nova modalidade e quais as mudanças que ela está trazendo, continue a leitura.

O que é o trabalho híbrido?

Por conta do isolamento social, organizações do mundo todo se viram diante do grande desafio: migrar suas operações para o home office. Entretanto, sabemos que isso não é possível para 100% das organizações.

Outro ponto interessante é que apesar do mercado de trabalho estar mais capacitado e respondendo muito bem ao trabalho remoto, novas demandas surgiram. A pandemia despertou nos profissionais a vontade de manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso sem contar nas vantagens e reduções de custo que o home office trouxe para os negócios.

E é aí que o trabalho híbrido entra em cena. Essa modalidade baseia-se em mesclar o trabalho remoto com o trabalho presencial. E graças aos seus benefícios, diversas empresas já adotaram ou estão estudando formas de implantá-lo em suas operações.

Principais mudanças para as empresas

Em primeiro lugar, ao analisarmos as mudanças para as empresas notamos uma redução no espaço físico e nos gastos fixos. Isso ocorre porque na maioria dos casos os gestores optam por mudar para escritórios menores, que demandam menos custos com luz, água e aluguel, por exemplo.

Além disso, ao adotar o trabalho híbrido as empresas aumentam as chances de atrair e reter talentos. Afinal, sabemos que os profissionais buscam cada vez mais flexibilidade, principalmente os da nova geração.

O que eu preciso saber antes de implantar o trabalho híbrido?

Mesmo que o trabalho híbrido traga benefícios significativos, existem alguns questionamentos que deveriam ser levados em consideração. Abaixo listamos algumas perguntas importantes que podem te ajudar:

  1. O trabalho presencial é realmente necessário? Qual será o impacto na empresa e nos funcionários?
  2. Quais e como serão os pontos de contato com o time?
  3. Como esse novo formato vai impactar na comunicação dos colaboradores?
  4. Como esse novo formato vai impactar nas entregas dos colaboradores?
  5. Quais as regras necessárias para implantar esse formato?

Após pensar nessas perguntas, ficará mais fácil entender a real necessidade de implantar o trabalho híbrido em sua empresa. Lembre-se que ele exige organização e planejamento por isso, não deve ser implementado no curto prazo.

A importância das ferramentas e da tecnologia

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a tecnologia nesse processo de transição. Nos dias de hoje já temos a disposição inúmeras ferramentas que são importantíssimas nessa gestão híbrida. Entre as mais conhecidas podemos citar: plataformas de vídeo conferência, de gestão de projetos, de vendas, etc.

Além disso, as empresas podem contar cada vez mais com plataformas personalizadas para otimizar processos específicos de um departamento. Por exemplo, já pensou como seria mais fácil aplicar uma pesquisa de clima 100% online nas equipes híbridas? Com o nosso sistema Peex Brasil isso já é possível!

Dessa forma, podemos concluir a tecnologia é uma importante aliada nos novos modelos de trabalho. Com ela é possível melhorar a comunicação da equipe, acompanhar o nível de produtividade, satisfação, entregas e muito mais!

Agende a sua demonstração gratuita!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre trabalho híbrido, que tal conferir na prática as vantagens de um sistema de RH personalizado? Com certeza você conseguirá extrair o melhor de cada profissional, seja no trabalho presencial, híbrido ou remoto!

Entre em contato conosco para agendar a sua demonstração gratuita e conversar com um consultor!