Entrevista online: descubra como selecionar bons profissionais à distância

Confira algumas dicas para melhorar sua entrevista online.

Antes de mais nada, vale reforçar que toda empresa busca contratar os melhores profissionais. Afinal, essa é uma das principais maneiras de construir equipes de sucesso, não é mesmo? E em tempos de isolamento social, a entrevista online se mostra como a melhor opção para as organizações.

Conforme as pessoas foram migrando para o home-office, os processos seletivos também seguiram a mesma linha e estão cada vez mais práticos no mundo digital. Como resultado, a tecnologia também proporcionou ao setor de RH uma série de melhorias que melhoram, e muito, a assertividade nas contratações.

Continue a leitura para aprender um pouco mais sobre a entrevista online e contratar os melhores profissionais do mercado.

Qual a diferença entre entrevista presencial e entrevista online?

Em primeiro lugar, vale destacar que por causa da pandemia de Covid-19, milhares de empresas se viram diante da necessidade de adotar o formato de entrevista online e estão alcançando ótimos resultados.

Em segundo lugar, é importante entendermos a diferença entre entrevista online e entrevista presencial. A presencial possui um modelo mais estrutural, exigindo a utilização de um local apropriado para ter mais privacidade com o candidato. Por isso, pode gerar algum custo para a empresa.

Por outro lado, no formato online isso não é necessário já que esse processo acontece via plataforma de vídeo conferência, seja uma versão gratuita ou paga. Além de não necessitar de uma estrutura mais elaborada, ela também possibilita maior liberdade para o entrevistador e o candidato.

Como fazer uma entrevista online?

Apesar desse formato parecer simples, ele exige tanta organização quanto uma entrevista presencial. Primeiramente, para realizar esse tipo de entrevista o recrutador deve ter em mente dois pontos importantes:

  1. Realizar o planejamento prévio, organizando datas e horários;
  2. E definir qual o canal será utilizado para realizar a entrevista. Cabe ressaltar que o entrevistador deve priorizar a vídeo conferência para ver o candidato.

Logo após definir essas informações, o gestor de RH deve comunicar cada candidato para agendar a entrevista online. Lembre-se de sempre ter a confirmação por e-mail, assim como os dados de horário e link de acesso para o candidato não ficar com nenhuma dúvida.

Além disso, os entrevistadores não podem esquecer de outros pontos que são fundamentais em qualquer processo de recrutamento e seleção como, por exemplo, seleção e análise de currículos, estrutura da entrevista e testes técnicos e/ou comportamentais.

Quais as melhores ferramentas para realizar uma entrevista online?

Atualmente, existem diversas opções que podem auxiliar o processo da entrevista online. Separamos algumas opções para você, confira abaixo:

  • Google Meet: plataforma gratuita que possibilita chamadas de vídeo de qualidade;
  • Google Hangouts: oferece serviço de mensagens instantâneas, chat de vídeo e chamadas em grupos;
  • Skype: software gratuito que realiza chamadas de voz e vídeo;
  • Zoom: diferentemente das outras opções, esta oferece além das chamadas de vídeo, uma combinação de serviços que englobam reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.

Quais os benefícios da entrevista online?

É certo que quando uma empresa opta por realizar a entrevista online, tanto ela quanto o candidato são beneficiados. Listamos alguns benefícios interessantes:

  1. Processos seletivos mais ágeis

É de amplo conhecimento que entrevistas presenciais tomam mais tempo do que a interação em si. Isso porque é necessário organizar o local, separar materiais, aguardar outros candidatos, etc. Já com entrevistas online isso não ocorre, por conta da sua agilidade e dinamismo.

  1. Facilidade para apresentar e compartilhar material interno

Os materiais internos feitos para apresentação, em formatos como PDF ou PPT, podem ser facilmente apresentados e compartilhados durante uma entrevista online. Para isso, basta acessar a ferramenta e compartilhar a tela com o candidato ou encaminhar o arquivo no chat.

Dessa forma, a empresa também consegue economizar na impressão de materiais institucionais.

  1. Entrevistar pessoas de qualquer região

Dentre as praticidades da tecnologia e da internet, está a facilidade em se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Consequentemente, os recrutadores podem focar nas qualidades e aptidões do candidato e não só na sua localização.

  1. Praticidade tecnológica

Por fim, a tecnologia é a principal aliada numa entrevista online. Além das plataformas de vídeo chamadas, as empresas podem contar também com sistemas de gestão de RH online que possibilitam uma gestão ainda mais eficiente e assertiva, trazendo maiores resultados para a empresa.

Venha saber mais sobre a suíte de produtos da Peex Brasil para modernizar a gestão dos seus colaboradores, não perca tempo para começar a otimizar o desempenho e potencial da sua equipe!

Agende sua demonstração gratuita para conhecer mais sobre o sistema Peex Brasil.