Diagnóstico de cultura: como está a performance e o potencial do seu negócio?

Compreenda o papel do diagnóstico de cultura para traçar um plano de ação que traga resultados

A cultura organizacional vai além de um bom slogan ou hashtag. Ela é peça-chave para manter o alinhamento entre a visão, propósito, crenças, valores e objetivos das empresas. Podemos considerar, inclusive, que ela é responsável por nortear o clima e os comportamentos para que todos os objetivos sejam alcançados com excelência.

Por isso temos uma pergunta importante para você: como está a cultura organizacional do seu negócio?

Diagnóstico de cultura: O que é e sua necessidade

Vale reforçar o quão elementar é possuir uma cultura com valores e objetivos bem definidos entre os colaboradores. Afinal, não basta apenas ter o conceito escrito nas políticas internas. Nesse sentido, existe uma ferramenta que ajuda a solucionar o problema.

O diagnóstico de cultura é o resultado de uma pesquisa extensa e completa que engloba todos os colaboradores da sua empresa, bem como o cotidiano. Essa investigação tem por objetivo compreender a atual situação da cultura do negócio.

Através desse diagnóstico, os gestores e RH conseguirão identificar se os valores e padrões praticados ou até mesmo percebidos diariamente são condizentes com os estabelecidos.

Lembre-se que para muitos profissionais fazer parte de uma empresa que condiz com seus valores e morais é tão importante quanto uma boa remuneração.

Melhores maneiras de se realizar um diagnóstico de cultura

Antes de mais nada, você precisará ter uma equipe dedicada ao processo. Profissionais com habilidades em gestão de pessoas e uma excelente comunicação farão toda a diferença. Quanto mais humanizado for o processo, melhor o resultado.

Na prática, a ferramenta mais utilizada para esse processo são os questionários direcionados para cada colaborador, de forma individual. Através deles é possível coletar informações extremamente valiosas sobre o dia a dia, hábitos, padrões de liderança, atitudes éticas etc.

Vale incluir também conversas do RH com profissionais de diferentes setores para um levantamento de informações ainda mais detalhado. Ao final do processo, todas os dados serão tabulados, resultando em respostas sobre a cultura organizacional vigente, bem como os pontos a serem trabalhados.

Diagnóstico de cultura para performance e potencial

Além da cultura como um todo, também é possível avaliar os itens que compõe a performance e potencial do negócio. Dentre inúmeras vantagens, esse diagnóstico auxilia os gestores a compreenderem se é possível implementar processos assertivos de avaliação de desempenho.

Uma das metodologias mais utilizadas para maximizar o capital humano das equipes é a matriz nine box. Por isso, desenvolvemos um questionário exclusivo e gratuito para te ajudar e identificar se a sua empresa está preparada para aperfeiçoar o gerenciamento de performance.

Para realizar o seu diagnóstico de cultura para performance e potencial, clique aqui!

Recomendamos que você envolva outras pessoas que também tenham funções chave no desenvolvimento do negócio. Dessa forma, vocês conseguirão criar discussões e reflexões construtivas sobre a realidade atual, minimizando a subjetividade pessoal.

Dê o próximo passo!

Não permaneça observando o potencial e o desempenho de seu time ser afetado por uma cultura fraca, confusa ou sem propósito. Você pode mudar essa situação agora mesmo!

Quer saber mais sobre a matriz nine box e seus benefícios? Faça o download do seu e- book gratuito!