Por que os colaboradores querem flexibilidade no ambiente de trabalho?

Não é novidade que os profissionais estão cada vez mais interessados na flexibilidade no ambiente de trabalho. Mas, você sabe o motivo?

Os inúmeros compromissos da vida pessoal, o cuidado com a saúde, o estresse do transporte coletivo nas grandes cidades e as distrações do ambiente corporativo. Não são poucos os motivos que fazem os profissionais desejarem mais flexibilidade no ambiente de trabalho.

Se você é líder ou gestor de RH provavelmente precisa se desdobrar para dar conta de todos os compromissos profissionais e pessoais, certo? O mesmo acontece com os colaboradores da base. A rotina cada vez mais caótica nos grandes centros industriais faz com que cada vez mais empresas se preocupem em buscar adaptações nos modelos de gestão e trabalho.

Há quem não acredite, mas esses novos formatos estão trazendo benefícios não só para os colaboradores, mas também para as organizações. Sim, hoje muitos negócios conseguem economizar recursos financeiros ao implementar políticas de home office, por exemplo.

Se você quer reter os talentos da sua equipe e assegurar a produtividade ou motivação dos seus liderados, continue a leitura. Entenda mais sobre essa nova realidade do mundo corporativo.

Confira também: Descubra como ser produtivo.

A importância da flexibilidade para as novas gerações

Você já ouviu a expressão “Work every time, anywhere“? Para as novas gerações essa é a nova realidade. Os profissionais mais novos valorizam a flexibilidade e a possibilidade de gerirem o próprio tempo para conseguirem encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Empresas que continuam com modelos rígidos, hierarquia burocrática e autoritarismo acabam desmotivando os colaboradores com mais facilidade.

Por isso, muitas empresas já começaram a remodelar o formato de trabalho, adaptando os interesses desses e de outros profissionais – como, por exemplo, mães e pais que precisam de compreensão e maleabilidade para lidar com os compromissos pessoais – com as estratégias e cultura organizacional existente.

É claro que nenhuma empresa deve implantar algo inviável, pois os prejuízos podem ser bem maiores do que continuar com os modelos antigos. Entretanto, as organizações que querem manter vantagem competitiva, proporcionar um excelente employee experience e reter talentos, precisam se preparar para atender as exigências do mercado.

Algumas vantagens que a flexibilidade traz para as empresas

Dentre as vantagens de colocar em prática ações como, por exemplo, home office, as empresas conseguem reduzir os custos com as contas fixas e estrutura. Já a utilização de horários flexíveis permite uma maior produtividade dos colaboradores, uma vez que cada um possui um horário diferenciado de maior produção ou concentração.

Além disso, inúmeros estudos no mercado mostram que a flexibilidade no trabalho favorece a lealdade dos profissionais, aumenta a qualidade de vida – diminuindo faltas e turnover – melhora a performance e eficiência das áreas, bem como deixa os colaboradores mais engajados nos projetos da organização.

Por isso, se você é líder ou gestor de RH, tenha em mente que é necessário realizar mudanças no cenário corporativo para conseguir manter os resultados acima do esperado. Lembre-se de analisar a realidade do negócio, a cultura organizacional existente, o orçamento disponível e as estratégias da organização.

O RH precisa apresentar um papel tático nos negócios, equilibrando a gestão de pessoas com o futuro do negócio. Sem a valorização dos colaboradores e a inclusão de novas ações, dificilmente a empresa conseguirá se manter ativa no mercado. Por outro lado, se as estratégias de RH não estiverem de acordo com a realidade da empresa, os prejuízos podem ser maior que os benefícios.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais e ajude outros líderes a entenderem a importância da flexibilidade no mercado atual.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo atualizado sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Descubra se a liderança atual está contribuindo para o futuro da organização

Employer branding: o que é e qual a sua importância?