Employee experience: significado e diferencial para as organizações de alta performance

Muitos gestores já entenderam que a atenção das empresas não deve estar apenas nos clientes, mas também nos colaboradores.

Ao longo de nossas vidas vivenciamos diferentes experiências que, juntas, formam as nossas opiniões e percepções sobre as pessoas, locais e contextos. Ou seja, quando guardamos memórias negativas sobre um determinado local, dificilmente teremos boas considerações. Pensando nisso, as empresas e profissionais de RH estão cada vez mais preocupados com o employee experience.

Você consegue se lembrar qual foi a melhor empresa onde trabalhou durante a vida? E a pior? Quais experiências te marcaram? Essas e outras reflexões são de extrema importância para os líderes e gestores de RH que querem colocar em prática uma gestão de pessoas mais eficiente. Afinal, sem colaboradores engajados, desenvolvidos e satisfeitos, dificilmente uma organização terá sucesso absoluto.

Nesse contexto, o employee experience ganha cada vez mais espaço. Saber colocar em prática ações capazes de gerar boas experiências nos colaboradores faz toda a diferença no resultado final.

Por isso, nós da Peex Brasil – empresa desenvolvedora de sistemas de RH – queremos saber: você sabe o que é employee experience e como ele pode ser utilizado como um diferencial? Acompanhe-nos na leitura para esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é employee experience?

employee experience é o conjunto de experiências que um colaborador pode ter dentro de uma empresa. Isso envolve desde o contato inicial em um processo seletivo até o momento do desligamento. Ou seja, são todas as percepções e vivências que um profissional tem com cada organização.

É cada vez mais comum encontrarmos profissionais que querem encontrar propósito, valor e alinhamento com as empresas. Hoje, os colaboradores priorizam muito mais o cuidado com a qualidade de vida, o respeito, a valorização e as oportunidades de crescimento. Por isso, os departamentos de RH precisam evoluir e colocar em prática novas estratégias para gerir o capital humano.

Dentre essas estratégias o employee experience e o employer branding apresentam importância fundamental, principalmente entre as empresas que querem atrair e reter talentos.

Como o employee experience pode aumentar a lucratividade do negócio?

Sabemos que gerir pessoas não é uma tarefa fácil, assim como manter a produtividade da equipe elevada. Logo, torna-se necessário aprimorar ações capazes de gerar resultados representativos.

As empresas que investem em employee experience, garantindo que os colaboradores tenham experiências positivas e motivadoras conseguem, a longo prazo, aumentar a produtividade dos departamentos.

Lembre-se que profissionais que vivenciam experiências negativas, realizam atividades insalubres sem reconhecimento ou que não enxergam oportunidade de crescimento acabam se desmotivando com facilidade, produzindo cada vez menos. Em muitos casos onde a liderança e o RH não são ativos, esses funcionários podem contaminar o ambiente, reduzindo de forma considerável a satisfação engajamento e entrega do departamento.

Outros benefícios para o crescimento da organização podem ser encontrados no artigo escrito pela Forbes, 2018 Will Be the Year of Employee Experience. Nele fica evidente os impactos positivos que um employee experience de qualidade pode trazer para as organizações que almejam o crescimento e a sustentabilidade.

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