Descubra se a liderança atual está contribuindo para o futuro da organização

Dentre tantas mudanças, uma coisa continua certa: os líderes possuem papel crucial para o sucesso das organizações.

“Saber mandar”. Foi-se o tempo em que essa frase resumia o que era esperado de um líder. A realidade está cada vez mais distante do passado, dando aos líderes um novo papel que está diretamente relacionado com o desenvolvimento humano. Por isso, vale a reflexão, a sua liderança atual está contribuindo para o futuro da organização?

Afinal, são eles os responsáveis por guiar os colaboradores rumo aos objetivos traçados. Entretanto, a maneira de gerir o capital humano está passando por mudanças dinâmicas que precisam ser acompanhadas pelos gestores, executivos e profissionais de RH.

Hoje, as empresas que querem manter a sua vantagem competitiva através da produtividade do quadro de colaboradores, precisa investir em liderança. Adaptar os modelos, valorizar o lado humano, investir em desenvolvimento e estruturar avaliações de desempenho assertivas são apenas alguns exemplos do que precisa ser feito.

Por outro lado, as organizações que optarem pela tradicional filosofia “manda quem pode, obedece quem tem juízo” dificilmente conseguirão se manter competitivas no mercado por muito tempo. Afinal, hoje a concorrência está elevada e os profissionais estão mais seletivos na hora de aceitar uma vaga.

Diante desse contexto, cabe ao executivo de recursos humanos acompanhar a performance dos líderes, verificando se as condutas e comportamentos estão de acordo com as novas diretrizes. Para saber se os a sua liderança atual está contribuindo para o futuro do negócio, continue a leitura.

Para saber mais, confira também: Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador?

Gerir com humanidade

O primeiro ponto que deve ser observado pelo RH é se os líderes estão sabendo lidar de forma respeitosa, empática e amigável com as equipes. Lembre-se que colaboradores que não se sentem respeitados no ambiente de trabalho costumam ter baixa produtividade.

Além disso, ter empatia favorece na hora da comunicação. É importante saber que o segredo para uma boa liderança é estabelecer uma comunicação não violenta e transparente com os colaboradores. Dessa forma, o líder consegue gerar um engajamento maior.

Valorizar o desenvolvimento

O desenvolvimento dos liderados tornou-se uma das funções prioritárias da liderança atual. Hoje, com o aumento da competitividade e as dinâmicas transformações que ocorrem no mercado, as empresas precisam manter o aprimoramento do quadro de funcionários.

Logo, cabe ao líder direto identificar o que precisa ser melhorado em cada profissional, como cada um pode contribuir para a o avanço dos resultados e o que precisa evoluir no departamento/equipe.

Na sua empresa, isso acontece? Os colaboradores realizam reciclagem de conhecimento ou aprimoramento de técnicas? Os líderes estão encorajando o aperfeiçoamento de cada um? O departamento de RH precisa monitorar o investimento em treinamentos e os retornos trazidos para a empresa.

Aplicar avaliações de desempenho assertivas

A avaliação de desempenho é uma ferramenta focada no monitoramento e desenvolvimento dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Por isso, a sua utilização deve ser vista como estratégia para garantir crescimento e um futuro positivo.

Nesse sentido, a liderança atual precisa trabalhar em parceria com o RH para implantar uma metodologia assertiva e alinhada com os interesses do negócio. É através dessas avaliações que os líderes conseguem mensurar o desempenho de cada profissional, tomar decisões confiáveis sobre o futuro do departamento e indicar caminhos de aperfeiçoamento para cada colaborador.

Se os líderes da sua empresa ainda não entenderam a importância desse processo, o negócio pode estar sofrendo impactos negativos com baixa produtividade ou comportamentos que não favorecem a conquista dos objetivos traçados.

Para evitar esse problema, entre em contato com a Peex Brasil e conheça as nossas soluções para RH. Somos especialistas em avaliação de desempenho e maximização do capital humano. Faça com que a liderança atual contribua para o futuro da organização.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Potencialize suas avaliações de desempenho com a matriz 9 Box

Descubra a importância dos treinamentos empresariais