papel do líder para o desenvolvimento

Não há dúvidas que líderes inspiradores incentivam o aperfeiçoamento de seus liderados. Entenda qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador.

Entenda qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador e estruture equipes de alta performance

Você já parou para pensar qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador? Infelizmente a rotina caótica impede muitos gestores de dedicarem tempo suficiente para o aperfeiçoamento da equipe ou simplesmente para entender qual a sua função nesse processo.

Se você faz parte desse grupo, fique atento. Atualmente, a oportunidade de desenvolvimento é o fator mais relevante para os colaboradores, principalmente os da nova geração. Ou seja, se os líderes e o departamento de RH continuarem deixando essa função fora das prioridades, poderão perder talentos para a concorrência.

Continue a leitura e entenda qual é o papel do líder no desenvolvimento do colaborador. Através de boas ações, gestores e RH conseguem estruturar equipes de alta performance e garantir maiores ganhos para o negócio.

E para saber mais sobre a importância da liderança, leia também o case de sucesso da Starbucks.

Fique atento aos resultados

Primeiramente, é importante que você saiba quais são os resultados que a sua equipe está apresentando. Isso não é importante apenas para a mensuração do departamento, mas também para conhecer o perfil dos seus colaboradores.

Hoje, você sabe qual é o profissional que está superando as expectativas? Qual é aquele que está sempre engajado nos projetos? Ou até mesmo aqueles que estão produzindo só o necessário e prolongando atividades simples apenas para o tempo passar?

Dedique um tempo para conhecer a fundo a sua equipe. Problemas de performance podem ser facilmente resolvidos quando os gaps são identificados rapidamente. Corrija comportamentos inadequados e evidencie participações exemplares.

Nesse momento, vale uma dica preciosa: identifique possíveis talentos no seu time e aprenda como retê-los. Eles são peças chave para estruturar equipes de alta performance.

Inspire e desenvolva seus colaboradores

Mas, afinal, por que desenvolver?

Em posts anteriores falamos sobre os conflitos de gerações no ambiente corporativo e o interesse das novas gerações em plano de carreira. Neles você pode consultar a procura e valorização dos profissionais mais jovens por empresas que oferecem oportunidades de crescimento.

Além disso, é indiscutível que para ter equipes de alta performance, elevando os ganhos do negócio, o primeiro passo é investir no desenvolvimento dos colaboradores. Caso contrário, há grande chance de cultivar colaboradores estagnados que produzem apenas o solicitado.

Vale lembrar que o desenvolvimento deve ocorrer através de parceria entre o departamento de RH e os líderes dos demais setores. Todo líder precisa ter como função o acompanhamento de seus colaboradores.

Para isso, o primeiro passo é saber quem é o profissional: quais são os pontos fortes e fracos, os fatores que o motivam, a qualidade dos resultados que apresenta, seus objetivos e anseios.

Com base nessas informações, o líder consegue alinhar as expectativas do liderado com as estratégias da empresa, podendo inclusive, traçar caminhos e possíveis promoções. Você já imaginou os retornos que um colaborador valorizado por trazer para o negócio?

Logo, é notável o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador, assim como para a melhora na produtividade. Como disse Abraham Lincoln:

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.

Estimule o protagonismo de carreira

Ao estimular o protagonismo de carreira, você estará incentivando o desenvolvimento. Afinal, quando assumimos a responsabilidade por algo, entendemos a importância de mudar comportamentos e agir em busca de resultados.

Na vida profissional, isso não é diferente. O protagonismo de carreira traz a conscientização a respeito do planejamento, ações e habilidades necessárias para o conquistar o próximo nível.

É importante que os colaboradores saibam que os líderes estão lá para apoiar, incentivar, impulsionar o desenvolvimento e mostrar possibilidades, porém, eles não são os responsáveis pelo sucesso profissional de cada um.

“Dar autoconfiança às pessoas é, de longe, a coisa mais importante que se pode fazer. Porque então eles irão agir.” 

Jack Welch, ex-presidente da General Electric.

Valorize a comunicação com a equipe

Em suma, o êxito do desenvolvimento de equipes de alta performance está na comunicação. Por isso, o líder precisa aprender como se comunicar nos diferentes momentos.

A comunicação eficaz durante o processo de desenvolvimento pode impulsionar ainda mais os resultados. Quando a mensagem é transmitida de forma clara, empática e cordial aos colaboradores, os mesmos tendem a aceitar melhor as instruções dadas.

E não é só isso. Uma equipe de alta performance só é estruturada em cima de informações transparentes e assertivas. Transmitir para os liderados quais são as estratégias da empresa, as metas do departamento e os resultados esperados de cada um é essencial para que todos passam a trabalhar no mesmo caminho.

Saiba mais

Nós da Peex Brasil acreditamos que é possível otimizar e maximizar os recursos humanos. Entre em contato e descubra como nosso sistema pode transformar a performance da sua equipe de RH.

Para continuar desenvolvendo sua equipe, acompanhe nosso blog e curta nossa página no facebook.