Sistema de gestão de pessoas: 5 motivos para investir em um

Reunimos 5 motivos para você entender a importância de um bom sistema de gestão de pessoas. Confira:

A valorização do capital humano é tendência forte entre as empresas que estão se destacando no mercado. Saber aproveitar e desenvolver os funcionários é o primeiro passo para se obter números excelentes no fim do período. Para realizar esse trabalho, é necessária a implantação de um sistema de gestão de pessoas.

Além de ajudar na organização de dados estratégicos, a ferramenta permite uma atuação ativa do RH. Agora os profissionais podem acompanhar em tempo real todas as métricas que são importantes para a produtividade e crescimento da organização. Continue a leitura para saber mais.

Para ir além: Você precisa de um RH estratégico? 

1. Praticidade nas avaliações de desempenho e feedbacks

Realizar avaliações de desempenho e dar feedbacks são práticas que aumentam a retenção de talentos, conferem mais qualidade aos processos internos e desenvolvem as competências dos funcionários.

A implantação de um sistema de gestão de pessoas vai ajudar a garantir mais agilidade nessa prática importante, contribuindo tanto para a comparação de resultados como para o controle e o acesso às informações.

Além disso, o uso de um bom sistema permite que esses dados sejam acessados também pelos gestores, sem ficarem restritos apenas à equipe de RH. Para a tomada de decisões, isso é fundamental!

2. Maior segurança das informações

A adoção de um sistema de gestão de pessoas garante à empresa que o acesso só seja feito por pessoas autorizadas, o que evita o vazamento de dados importantes.

Softwares mais modernos oferecem acesso via dispositivos móveis, auxiliando empresas com diversas filiais. A prática evita o transporte desses registros em dispositivos como pen-drives e outros periféricos que podem ser roubados.

3. Aumento da satisfação dos colaboradores

Um dos fatores que mais contribuem para o engajamento dos funcionários é o plano de carreira. Ao perceber que a empresa está investindo nele, o colaborador se sente valorizado, vislumbra a possibilidade de assumir funções mais complexas dentro da organização e se empenha em dobro nas tarefas diárias.

O sistema de gestão de pessoas tem participação importante nesse processo, porque identifica talentos. Os profissionais de RH usam essa ferramenta como suporte para realizar avaliações mais precisas e acompanhar de perto o crescimento profissional desses indivíduos.

4. Alinhamento de resultados com as metas da empresa

A definição de metas é uma das diretrizes de crescimento dentro de uma organização. Um sistema de gestão de RH permite o acompanhamento dos resultados das equipes e a comparação com as metas estabelecidas para o período. A partir da coleta de dados, é possível promover mudanças internas visando a números melhores.

Além disso, essas informações vão ajudar o RH a identificar a necessidade de novas contratações, ou da implantação de treinamentos, para cobrir lacunas que as equipes possam apresentar.

5. Desenvolvimento da visão estratégica

O trabalho do departamento de RH é repleto de processos que, muitas vezes, tomam um tempo precioso desses profissionais. Adotar um sistema de gestão de pessoas que facilite esse trabalho permite aos funcionários atuarem de maneira mais estratégica dentro da empresa, elaborando soluções voltadas para a valorização do desempenho e da produtividade.

A contratação de um sistema de gestão de RH é um investimento importante para o crescimento da empresa. Aproveite para conhecer as nossas soluções. Entre em contato com a Peex Brasil para agendar uma demonstração gratuita

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Por que o sistema de RH da Peex Brasil é a melhor opção?

Gestão estratégica de Recursos Humanos, você utiliza?