Confira as tendências de recrutamento e seleção de pessoas

Nos últimos anos a tecnologia e a inovação disruptiva possibilitam mudanças até então inacreditáveis.

No departamento de recursos humanos essa transformação pode ser notada de várias formas, em especial na hora do recrutamento e seleção de pessoas.

E não estamos falando apenas de sistemas capazes de automatizar atividades rotineiras. Trouxemos nesse artigo tendências que já estão sendo implementadas nas corporações que querem continuar garantindo a rentabilidade e a atração de novos talentos.

Se você é gestor de RH ou líder de equipe, continue a leitura e conheça os novos rumos para recrutar e selecionar colaboradores. Confira também: Recrutamento e seleção: qual é a importância e como fazer?

Diversidade, novas ferramentas, investimento em dados e inteligência artificial

Após entrevistar 9.000 recrutadores e gestores, o Linkedin divulgou uma pesquisa chamada: Tendências globais de recrutamento 2018. Nesse documento é possível identificar 4 principais rumos que estão delimitando o recrutamento e seleção de pessoas – diversidade, novas ferramentas, investimento em dados e inteligência artificial.

Muitos ainda acham que as mídias sociais, os novos canais de comunicação com os candidatos e a utilização de marketing para atrair talentos são as principais novidades na área. Se você também pensava assim, fique atento! Existem muitos outros aspectos a serem levados em consideração quando o assunto é o futuro.

Lucratividade x diversidade

Em post anterior falamos sobre 5 razões para valorizar a diversidade no ambiente de trabalho. Seguindo essa linha, a pesquisa do linkedin aponta que 62% das empresas investem em diversidade para estimular o desempenho financeiro da empresa. E não é só isso, 78% priorizam a diversidade por ela estar diretamente relacionada com a qualidade da cultura organizacional.

Levando em conta esse cenário, não tem como negar que os processos de recrutamento e seleção de pessoas precisam estar preparados para atrair e selecionar colaboradores com as mais distintas características. Quanto mais diversificado forem os times, maiores as chances de gerarem resultados disruptivos.

Se você é recrutador ou líder, vale a pena começar a reflexão a respeito das transformações que podem ser realizadas no ambiente atual para inserir a inclusão e o pertencimento de novos talentos.

O fim das entrevistas tradicionais?

Não, segundo a pesquisa do Linkedin as entrevistas tradicionais continuarão a ser utilizadas nos processos. Entretanto, já estão sendo mescladas com novas ferramentas que ajudam a tornar a seleção mais precisa.

Vale lembrar que os custos provenientes de uma má contratação são elevados, por isso, o melhor caminho é investir em meios que tornam a escolha assertiva. Outro ponto a ser ressaltado é que os profissionais da nova geração não valorizam processos extensos, o que exige adaptação e agilidade das empresas.

Por exemplo, a Unilever conseguiu cortar em 75% o tempo de contratação ao implementar um processo digital. Outras organizações também estão optando por jogos e testes online para testar as competências e o perfil de cada candidato.

Para você ficar por dentro das novas ferramentas, seguem algumas apontadas pela pesquisa:

  • Avaliação online das competências interpessoais
  • Dinâmicas de trabalho (observação das competências em ação)
  • Reuniões em ambientes informais
  • Avaliação com realidade virtual
  • Entrevistas por vídeos

Além disso, é preciso ter em mente que a Inteligência artificial também tem ganhado força. Principalmente quando falamos sobre automatização do processo. Já é comum muitas empresas utilizarem chatbot para otimizar a comunicação com os candidatos.

A Inteligência artificial e os sistemas de RH impulsionam a produtividade dos recrutadores pois tornam mais ágeis as etapas de seleção, triagem de currículos, organização e planejamento. Com essas ferramentas, os recrutadores e gestores conseguem optar pelos profissionais que estão mais alinhados com a vaga.

Dados: o futuro da gestão

Poucas equipes dispõem de base de dados ou conhecimento para aplicar análises mais maduras relacionadas ao processo de recrutamento e seleção de pessoas. Entretanto, as empresas que já conseguiram desenvolver os recrutadores para tal estão conseguindo retornos positivos.

Segundo a pesquisa do Linkedin, os principais usos de dados qualificados são para:

  • Aumentar a retenção de talentos
  • Avaliar lacunas de competências
  • Elaborar melhores ofertas
  • Entender o que o candidato deseja
  • Formular o planejamento da força de trabalho
  • Prever o sucesso do candidato
  • Avaliar a oferta e a demanda de talentos
  • Comparar a métrica de talentos com a concorrência
  • Prever demandas de contratação

E não é só para o recrutamento e seleção de pessoas que os dados estão sendo utilizados no departamento de RH. Confira como o People analytics está favorecendo a gestão de pessoas.

Invista na tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas

Agora que você já sabe as tendências de recrutamento e seleção de pessoas, que tal entrar em contato com a equipe da Peex Brasil para descobrir soluções práticas que podem fazer parte do dia a dia da sua equipe?

Otimize a gestão de pessoas e aproveite o potencial humano de forma construtiva. Para saber mais, inscreva-se em nossa newsletter!

Outros artigos que você também vai querer ler:

Triagem de currículos: o que é e como otimizar?

Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial?

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil