triagem de currículo

Descubra o que é triagem de currículos e como o processo pode ser otimizado. Ganhe horas valiosas da sua equipe de RH

Em muitos casos, a triagem de currículos compromete muito tempo da rotina dos profissionais de RH. Descubra como otimizar esse processo.

Os profissionais de RH estão cada vez mais sobrecarregados com diversas atividades consideradas cruciais para o bom desempenho do negócio. Dentre elas, podemos citar a triagem de currículo. Na era digital, as empresas passaram a receber mais candidatos para os processos seletivos. Mas, o que fazer quando a quantidade de inscritos a serem analisados é maior que a equipe de RH?

Esse cenário fica ainda mais delicado quando estão acontecendo vários processos seletivos de forma simultânea. Além disso, existem outras funções do setor que não podem ficar paradas aguardando o fim da seleção.

Pensando nisso, muitas empresas estão investimento na automatização das atividades do RH. Com isso, a qualidade dos processos tem sido cada vez melhor.

Se você também quer otimizar a triagem de currículo, continue a leitura ou entre em contato com a Peex Brasil para conhecer as soluções.

O que é triagem de currículos?

A triagem de currículos é a etapa do processo de recrutamento e seleção que filtra os candidatos que apresentam maior potencial para ocupar a vaga em questão. Nessa fase, o recrutador analisa todos os currículos e seleciona aqueles que apresentam as habilidades, experiência e características desejadas pela organização.

Ou seja, todas as candidaturas recebidas passam nas mãos dos recrutadores para que eles possam analisar os dados. Como a maioria das empresas trabalham com meio diferentes de candidatura, o padrão das informações fica comprometido, tal como o tempo necessário para realizar a função.

Por isso, a triagem de currículos acaba exigindo muito tempo e preparo dos profissionais de RH. Um erro nessa etapa pode significar uma grande oportunidade perdida.

Qual é a importância da triagem de currículos?

A triagem de currículos é a primeira fase eliminatória. Se o profissional de RH não estiver atento as análises e ao perfil estratégico que a empresa busca, ele corre um grande risco de cortar possíveis talentos capazes de impulsionar a performance do negócio.

Entretanto, ao mesmo tempo em que essa etapa é extremamente importante, ela também é bastante exaustiva. Os recrutadores precisam ter organização para conseguir avaliar cada candidato, sem deixar passar currículos despercebidos.

Por que otimizar a triagem de currículos?

Por ser a fase que determinará o potencial do processo de recrutamento e seleção, vale a pena investir em ferramentas capazes de otimizar a triagem de currículos.

Vale destacar que o cansaço do recrutador após analisar um alto volume de informações, acaba impactando diretamente no julgamento. Além disso, a falta de organização da equipe de RH pode favorecer a perda de bons candidatos.

Por isso, muitas empresas estão implementando ferramentas que automatizam algumas etapas desse processo. O resultado tem sido mais segurança nas informações, além da padronização de dados.

Você já imaginou quanto tempo a sua equipe de RH poderia ganhar com uma triagem de currículos estratégica? 

Utilize o sistema de RH da Peex Brasil para otimizar a triagem de currículos

Dentre as opções mais utilizadas pelas grandes organizações, estão os sistemas de RH. Através deles, os profissionais de RH estão conseguindo gerir de forma estratégica cada etapa do processo de recrutamento e seleção.

Além das vantagens em relação a divulgação e acompanhamento do processo seletivo, o sistema de RH da Peex Brasil permite que os recrutadores realizem a gestão de currículos de forma rápida.

Ficou mais fácil encontrar profissionais que apresentam o perfil ideal para o negócio. Não corra mais o risco de perder oportunidades para a concorrência. Ligue para a Peex Brasil e descubra como o sistema de RH pode melhorar a performance dos seus recrutadores. Para saber ainda mais, acompanhe nossa página no instagram.