4 erros mais comuns no processo seletivo das empresas

O recrutamento e seleção é peça chave para o sucesso das organizações, por isso, é fundamental fugir de alguns erros.

Não é novidade que o processo seletivo das empresas é um dos processo mais importantes. Afinal, são as boas contratações que impulsionam a produtividade, aumentam a vantagem competitiva, fidelizam os clientes e garantem o bom funcionamento do negócio. Por isso, os profissionais de RH precisam fugir dos erros mais comuns.

Rotular candidatos, não pedir referências, não compreender ou informar detalhes sobre a vaga, não avaliar o perfil comportamental e contratar por afinidade são apenas alguns erros que impactam negativamente no resultado final das contratações.

Se você já dedicou horas em um processo seletivo que resultou em uma escolha nada favorável para um departamento, continue a leitura. Mas, se você teve 100% de aproveitamento em todos os recrutamentos que realizou até hoje, também recomendamos que conheça os erros que devem ser evitados para manter o seu padrão de qualidade.

1 – Informações pela metade

O primeiro erro que leva ao fracasso qualquer processo implantado é a ausência de informações. E vale ressaltar que esse erro pode impactar várias etapas do recrutamento e seleção. Por exemplo, dados como responsabilidades, competências técnicas, expectativas, salário, benefícios, local e jornada de trabalho são informações básicas que precisam ser compreendidas pelo responsável pelo processo e por todos os candidatos participantes.

Além disso, o departamento de RH precisa estabelecer uma comunicação clara e transparente com os profissionais envolvidos. Lembre-se que fornecer atualizações sobre o status das candidaturas e das etapas é crucial para manter o candidato engajado. Caso contrário, a empresa pode ter o seu employer branding abalado.

2 – Priorizar a urgência e não a qualidade

Outro erro muito cometido quando o assunto é seleção de pessoas é a pressa. Todos os departamentos vivem sendo cobrados por resultados cada vez melhores, e para isso, precisam de profissionais qualificados. Porém, contratar pensando no tempo e não na qualidade pode ser um “tiro no pé”.

Tenha em mente que os custos de um processo seletivo são elevados e quando o candidato escolhido não está de acordo com as necessidades, o prejuízo pode ser ainda maior. Dessa forma, o melhor caminho é investir tempo e planejamento para utilizar as melhores ferramentas ou metodologias na hora de escolher o profissional ideal.

Não tenha medo de procurar em vários locais, fazer várias entrevistas e revisar as opções disponíveis. O que realmente importa é escolher um profissional que possa agregar valor estratégico no negócio.

3 – Contratar por afinidade

Você já deve ter visto algumas contratações sendo realizadas por indicação ou afinidade de outro colaborador, certo? Nesses casos, será que o profissional escolhido foi a melhor opção? Ou será que entre os candidatos haviam opções com mais habilidade técnica ou maior alinhamento comportamental?

Infelizmente ainda vemos muitas empresas cometerem o erro de contratar novos
colaboradores sem realmente levar em conta a bagagem técnica e emocional que ele possui. Lembre-se que as empresas precisam de resultados positivos e, para isso, precisam de capital humano preparado.

4 – Ignorar o perfil comportamental

Por fim, muitos gestores de RH não dão a devida atenção para as análises comportamentais. Não são poucos os casos de profissionais que após serem contratados começam a demonstrar quem realmente são, dificultando o trabalho em equipe, acumulando atrasos recorrentes ou assumindo uma posição defensiva em relação aos líderes.

Por esse motivo, empresas de todos os portes estão investindo cada vez mais nas análises comportamentais. Dessa forma, fica mais fácil para os profissionais de RH mensurarem se o candidato está alinhado com a cultura organizacional interna.

E você, conhece mais algum erro no processo seletivo das empresas? Deixe o seu comentário! Para continuar recebendo conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, curta a nossa página no facebook e inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Confira as tendências de recrutamento e seleção de pessoas

Você precisa de um RH estratégico? Conheça a Peex Brasil