recrutamento e seleção

Descubra qual é a importância de um bom processo de recrutamento e seleção. Veja também, algumas dicas de como fazer

Selecionar colaboradores com potencial para aprimorar os resultados dos departamentos é uma das missões do RH. Saiba tudo sobre recrutamento e seleção.

Considerado a porta de entrada de toda organização, o processo de recrutamento e seleção apresenta importância significativa para todo negócio. Uma vez que precisa ser capaz de selecionar os candidatos com potencial condizente para determinada estratégia, é crucial que as etapas sejam bem estruturadas e inteligentes.

Vale ressaltar que utilizar a tecnologia existente torna a escolha mais assertiva e econômica. Além disso, o planejamento prévio é indispensável para que se possa cumprir todas as etapas com o máximo de aproveitamento.

Trouxemos para você tudo o que você precisa saber para usar o processo de recrutamento e seleção a favor do negócio. Potencialize os resultados do departamento de RH e implemente ações estratégicas para não deixar a concorrência ficar com os melhores candidatos.

O que é recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção é um processo que engloba 4 etapas complementares: recrutar, avaliar, selecionar e contratar. Ou seja, é o meio pelo qual novos colaboradores são incluídos dentro da organização.

Entretanto, podemos considerar que o planejamento de tal procedimento deve ser iniciado levando em conta fatores que antecedem a etapa de recrutar. É necessário haver um desenho de cargos pré-estabelecido, englobando as características necessárias para cada vaga, bem como as metas estratégicas para aquela nova função.

A partir disso, o departamento de RH passa a ter diretrizes a respeito do colaborador que precisa encontrar no mercado de trabalho, podendo iniciar o processo de recrutamento e seleção. Por isso, dizemos que o gestor de RH deve trabalhar em equipe não só com os líderes dos outros departamentos, mas também com a diretoria.

Por ser algo extremamente importante, o processo de recrutamento e seleção precisa receber investimentos adequados para que possa identificar e contratar colaboradores com potenciais reais.

Qual a importância do recrutamento e seleção?

Como dito anteriormente, o processo de recrutamento e seleção é essencial para o bom desempenho de toda empresa. Sem o seu sucesso, a competitividade do negócio pode ficar ameaçada, assim como a convivência harmônica das equipes.

Você já parou para pensar quanto pode custar financeiramente para uma empresa a contratação de um colaborador que não se enquadra no perfil esperado? E não estamos falando apenas de desempenho, também é importante levar em conta os comportamentos e valores desse profissional.

Se o departamento de RH não possuir ferramentas capazes de identificar o perfil comportamental do candidato, há grande chance de ser selecionado alguém que não se enquadra na cultura organizacional existente. Dessa escolha podem surgir inúmeros desentendimentos em equipes que costumavam ser altamente produtivas.

Ou seja, ao mesmo tempo em que o processo de recrutamento e seleção é capaz de potencializar a performance dos departamentos, ele pode gerar desmotivação e elevados custos com um alto turnover.

Como fazer o processo de recrutamento e seleção?

Se o processo de recrutamento e seleção no seu departamento de RH ainda apresenta  pontos a serem melhorados, não se preocupe. Preparamos para você um breve resumo de elementos que tornam um processo estratégico.

Antes de mais nada, o gestor de RH precisa ter elencado todas as vagas disponíveis na organização – e isso inclui especificar habilidades, requisitos, salário, benefícios, carga horária, etc. Com isso, torna-se possível analisar o orçamento disponível para cada setor e iniciar a busca pelo colaborador ideal.

Já para as fases que englobam recrutamento, seleção, análise e contratação, é importante analisar qual o modelo existente na organização. Muitas empresas ainda seguem padrões tradicionais enquanto outras investem em inovação para atrair profissionais das novas gerações.

Porém, independente de qual padrão é utilizado em sua empresa, segue um breve direcionamento para que você possa saber como organizar a estrutura básica:

  • Seleção de currículos
  • Entrevistas
  • Testes técnicos
  • Testes comportamentais
  • Dinâmicas
  • Avaliação de cultura e Feedback

Quais ferramentas utilizar para o recrutamento e seleção?

O Sistema Peex Brasil permite que você encontre em um único lugar informações para realizar uma gestão de qualidade. Além de apresentar a funcionalidade de recrutamento e seleção, o sistema permite que você também faça a gestão de cargos e salários.

Dessa forma, a sua equipe de RH encontra em um único sistema todos os dados para otimizar análises ou decisões. Você já pensou quanto tempo poderia economizar utilizando um sistema que organiza e fornece informações sobre etapas ou candidatos?

Ligue já para a Peex Brasil. Também trabalhamos com soluções personalizadas para tornar o seu negócio ainda mais assertivo. Não deixe a concorrência levar os melhores profissionais.

E para saber mais, acompanhe o nosso blog e siga nossas páginas nas mídias sociais. Leia também: Use a inovação para reter talentos.