People analytics o novo instrumento para gestão de pessoas

Descubra como as empresas bem-sucedidas estão conquistando resultados melhores através do People analytics

Ao longo dos últimos anos a tecnologia impulsionou mudanças significativas na gestão de pessoas. Descubra o que é o People analytics e como ele pode amadurecer os indicadores da sua equipe de RH.

Em posts anteriores falamos sobre os indicadores de RH como caminho para atingir as metas. No post de hoje, te mostraremos como a tecnologia tem avançado no ramo de gestão de pessoas. Tal fator viabilizou o amadurecimento dos indicadores de RH de muitas organizações de sucesso, e agora, pode ajudar a sua equipe.

O People analytics tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de muitas empresas. Mas, atenção, engana-se quem pensa que essa ferramenta tem trazido benefícios apenas para a gestão de pessoas.

Ao utilizar dados para mensurar contextos e prever problemas, torna-se possível desenvolver ações preventivas que ampliam o faturamento do negócio. Com certeza você não vai querer ficar de fora dessa né?

Continue a leitura e descubra mais sobre esse instrumento que está revolucionando a gestão de pessoas.

Mas, afinal, o que é People analytics?

O People analytics é o processo de coleta, tratamento, análise, modelagem e interpretação de dados relacionados aos colaboradores de determinada organização. A ferramenta é utilizada para potencializar a gestão de pessoas, permitindo que os gestores de RH tenham domínio sobre o perfil do quadro de colaboradores.

Dessa forma, permite-se a construção de uma gestão estratégica, visando otimizar contratações, prevenir problemas, potencializar capital intelectual e melhorar a qualidade de entrega, bem como a satisfação das equipes.

Por fim, o People analytics viabiliza uma modernização nas ferramentas de gestão do RH. Ao mesmo tempo em que possibilita um aproveitamento mais profundo dos potenciais disponíveis na empresa, ela favorece a melhoria nas experiências no ambiente corporativo.

Como o People analytics pode influenciar positivamente a gestão de pessoas?

Impulsionar o faturamento e conquistar os colaboradores através do People analytics já faz parte da realidade de muitas organizações.Além de otimizar os processos básicos do departamento de RH, essa ferramenta permite que os profissionais da área tenham mais tempo para realizar outras ações.

Você já pensou como poderia deixar os colaboradores mais envolvidos? Às vezes a resposta é mais simples do que parece, basta compreender o cenário atual. Mas, isso não é possível sem indicadores para mensuração, sem dados para representação.

Mesmo com todo o avanço da tecnologia, ainda é grande o número de empresas que tomam decisões de RH baseadas em experiência e intuição. Ou seja, a chance de causar um impacto no ambiente ou na produtividade é grande.

Um exemplo interessante sobre os benefícios do novo modelo foi apresentado pela Revista Você RH, na reportagem People analytics: o novo jeito de olhar pessoas. No artigo eles citam a IBM e algumas práticas adotadas há alguns anos para melhorar a satisfação dos colaboradores com o uso dos dados.

Em uma das ações, a corporação multinacional, faz o levantamento de algumas palavras-chave utilizadas com frequência pelos colaboradores nos meios de comunicação interna. Dessa forma, consegue mensurar o nível de satisfação dos profissionais.

E você, quais seriam os benefícios que poderiam ser trazidos para a sua equipe?

A importância de capacitar a equipe de RH e contar com o apoio de um software

Já conseguiu imaginar todos os benefícios que a sua equipe de RH pode ter ao implantar o People analytics?

Para que seja extraído o melhor desse instrumento, é crucial que os colaboradores de RH sejam capacitados para conseguir lidar com os dados. Caso contrário, você corre o risco de não obter os retornos desejados.

A princípio, os colaboradores precisarão aprender a coletar, tratar, analisar, modelar e interpretar todos os dados. Com isso, a sua equipe poderá começar a implementar novas estratégias baseadas em informações seguras.

No decorrer do tempo, os profissionais estarão mais familiarizados com o novo modelo de gestão, assim como a empresa também terá consolidado um novo padrão. Dessa forma, será possível evoluir com os indicadores e cruzamentos, prevendo cenários mais avançados.

Uma dica final é trocar planilhas por um sistema de RH que centralize todas as informações de forma segura, eficaz e prática. É importante avaliar todas as opções pois ele será essencial para o funcionamento automatizado do seu People analytics.

Para saber mais sobre como aperfeiçoar a gestão de pessoas, acompanhe o nosso blog e curta a nossa página no instagram.