Nos últimos anos a tecnologia e a inovação disruptiva possibilitam mudanças até então inacreditáveis.
No departamento de recursos humanos essa transformação pode ser notada de várias formas, em especial na hora do recrutamento e seleção de pessoas.
E não estamos falando apenas de sistemas capazes de automatizar atividades rotineiras. Trouxemos nesse artigo tendências que já estão sendo implementadas nas corporações que querem continuar garantindo a rentabilidade e a atração de novos talentos.
Se você é gestor de RH ou líder de equipe, continue a leitura e conheça os novos rumos para recrutar e selecionar colaboradores. Confira também: Recrutamento e seleção: qual é a importância e como fazer?
Diversidade, novas ferramentas, investimento em dados e inteligência artificial
Após entrevistar 9.000 recrutadores e gestores, o Linkedin divulgou uma pesquisa chamada: Tendências globais de recrutamento 2018. Nesse documento é possível identificar 4 principais rumos que estão delimitando o recrutamento e seleção de pessoas – diversidade, novas ferramentas, investimento em dados e inteligência artificial.
Muitos ainda acham que as mídias sociais, os novos canais de comunicação com os candidatos e a utilização de marketing para atrair talentos são as principais novidades na área. Se você também pensava assim, fique atento! Existem muitos outros aspectos a serem levados em consideração quando o assunto é o futuro.
Lucratividade x diversidade
Em post anterior falamos sobre 5 razões para valorizar a diversidade no ambiente de trabalho. Seguindo essa linha, a pesquisa do linkedin aponta que 62% das empresas investem em diversidade para estimular o desempenho financeiro da empresa. E não é só isso, 78% priorizam a diversidade por ela estar diretamente relacionada com a qualidade da cultura organizacional.
Levando em conta esse cenário, não tem como negar que os processos de recrutamento e seleção de pessoas precisam estar preparados para atrair e selecionar colaboradores com as mais distintas características. Quanto mais diversificado forem os times, maiores as chances de gerarem resultados disruptivos.
Se você é recrutador ou líder, vale a pena começar a reflexão a respeito das transformações que podem ser realizadas no ambiente atual para inserir a inclusão e o pertencimento de novos talentos.
O fim das entrevistas tradicionais?
Não, segundo a pesquisa do Linkedin as entrevistas tradicionais continuarão a ser utilizadas nos processos. Entretanto, já estão sendo mescladas com novas ferramentas que ajudam a tornar a seleção mais precisa.
Vale lembrar que os custos provenientes de uma má contratação são elevados, por isso, o melhor caminho é investir em meios que tornam a escolha assertiva. Outro ponto a ser ressaltado é que os profissionais da nova geração não valorizam processos extensos, o que exige adaptação e agilidade das empresas.
Por exemplo, a Unilever conseguiu cortar em 75% o tempo de contratação ao implementar um processo digital. Outras organizações também estão optando por jogos e testes online para testar as competências e o perfil de cada candidato.
Para você ficar por dentro das novas ferramentas, seguem algumas apontadas pela pesquisa:
- Avaliação online das competências interpessoais
- Dinâmicas de trabalho (observação das competências em ação)
- Reuniões em ambientes informais
- Avaliação com realidade virtual
- Entrevistas por vídeos
Além disso, é preciso ter em mente que a Inteligência artificial também tem ganhado força. Principalmente quando falamos sobre automatização do processo. Já é comum muitas empresas utilizarem chatbot para otimizar a comunicação com os candidatos.
A Inteligência artificial e os sistemas de RH impulsionam a produtividade dos recrutadores pois tornam mais ágeis as etapas de seleção, triagem de currículos, organização e planejamento. Com essas ferramentas, os recrutadores e gestores conseguem optar pelos profissionais que estão mais alinhados com a vaga.
Dados: o futuro da gestão
Poucas equipes dispõem de base de dados ou conhecimento para aplicar análises mais maduras relacionadas ao processo de recrutamento e seleção de pessoas. Entretanto, as empresas que já conseguiram desenvolver os recrutadores para tal estão conseguindo retornos positivos.
Segundo a pesquisa do Linkedin, os principais usos de dados qualificados são para:
- Aumentar a retenção de talentos
- Avaliar lacunas de competências
- Elaborar melhores ofertas
- Entender o que o candidato deseja
- Formular o planejamento da força de trabalho
- Prever o sucesso do candidato
- Avaliar a oferta e a demanda de talentos
- Comparar a métrica de talentos com a concorrência
- Prever demandas de contratação
E não é só para o recrutamento e seleção de pessoas que os dados estão sendo utilizados no departamento de RH. Confira como o People analytics está favorecendo a gestão de pessoas.
Invista na tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas
Agora que você já sabe as tendências de recrutamento e seleção de pessoas, que tal entrar em contato com a equipe da Peex Brasil para descobrir soluções práticas que podem fazer parte do dia a dia da sua equipe?
Otimize a gestão de pessoas e aproveite o potencial humano de forma construtiva. Para saber mais, inscreva-se em nossa newsletter!
Outros artigos que você também vai querer ler:
Triagem de currículos: o que é e como otimizar?
Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial?
5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil