Você sabe qual modelo de trabalho é mais lucrativo: presencial, híbrido ou remoto? Com certeza esse questionamento esteve presente na maioria das reuniões de gestores nos últimos 2 anos. E a verdade é que a resposta é bem variável conforme o tipo de empresa, porte, produto ou serviço oferecido e setor do mercado.

Por isso, nosso artigo de hoje traz uma breve explicação sobre essas variações, bem como seus prós e contras. Assim fica mais fácil de analisar qual dos 3 é mais lucrativo para a sua equipe ou sua empresa.

Trabalho remoto, híbrido ou presencial: qual a melhor opção?

Antes de mais nada, vale reforçar que independente da modalidade escolhida, o segredo para o sucesso é uma gestão de pessoas eficiente e ativa. E graças a tecnologia e às inúmeras ferramentas disponíveis isso já é possível em todas as modalidades de trabalho. Inclusive, se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre Home office x escritório híbrido: como manter a colaboração no trabalho?

Agora, antes de abordarmos cada modalidade, é importante você lembrar que um dos seus objetivos como gestor é manter seus colaboradores sempre:

  • Engajados;
  • Produtivos;
  • Autossuficientes;
  • Disciplinados;
  • Comunicativos.

Com essa informação em mente podemos seguir melhor com cada modalidade. Vamos lá?

1) Presencial

Esse é o modelo de trabalho tradicional, onde o colaborador se desloca para o ambiente físico da organização. Para muitos setores, especialmente para as indústrias, comércio e varejo, esse modo de operar é o mais aconselhado pois exige ações e participação ativa dos colaboradores no processo produtivo, que na maioria das vezes envolve itens físicos. Por exemplo: linha de montagem de uma fábrica, um mercado de bairro em uma cidade do interior ou até mesmo os serviços de segurança e manutenção.

Confira alguns detalhes sobre esse modelo de trabalho:

  • Prós: gestores conseguem acompanhar e mensurar presencialmente o engajamento, desenvolvimento e entregas de cada colaborador. Além de conseguir avaliar outros fatores como perfil comportamental e reações diante de dificuldades ou desafios. Também é muito benéfico para trabalho em equipe ou para os profissionais que possuem dificuldade com organização, disciplina e independência.
  • Contras: custos com aluguel, luz, água, internet e despesas com materiais necessários para as operações. Sem contar o estresse e cansaço que os colaboradores enfrentam diariamente em seus trajetos.

2) Trabalho Remoto

Com certeza o modelo que mais ganhou destaque nos últimos anos, afinal quem não ouviu pelo menos uma vez o termo “home office” recentemente? Nessa modalidade os colaboradores, com o suporte da organização, realizam suas tarefas em outros ambientes, seja em casa ou até mesmo em espaços de coworking.

Claro, para que sua equipe tenha sucesso nesse modo de trabalho é preciso ter ferramentas e tecnologia de ponta como principais aliadas. E isso vai desde uma boa conexão com internet e um computador com bom desempenho até plataformas de comunicação e gerenciamento (pessoas, projetos e performance). Por exemplo: sistema de gestão de pessoas intuitivo e eficaz.

Confira alguns detalhes sobre esse modelo de trabalho:

  • Prós: colaboradores mais engajados com suas atividades, saudáveis (emocionalmente e fisicamente). Também tem redução significativa no número de turnover e atrai jovens talentos da era digital. Por fim, existe uma redução considerável nos custos operacionais (aluguel, luz, água, mobília, etc.).
  • Contras: é preciso ter uma equipe bem estruturada e uma gestão impecável que saiba manter a comunicação e o engajamento a distância. Além de ferramentas, plataformas digitais e suporte técnico para que seus colaboradores possam continuar entregando bons resultados sem dificuldades técnicas ou de distância física.

3) Híbrido

Por fim, temos a opção de trabalho híbrido, onde há uma alternância entre os modelos presencial e remoto. Nessa modalidade também é necessário ter uma gestão assertiva e eficaz. Inclusive, possuir ferramentas pagas ou gratuitas que otimizam a gestão com avaliações de desempenho e dicas personalizadas para ajudar com seus colaboradores, como por exemplo a Smart Peex que é grátis, pode ser o grande diferencial.

Afinal, você terá que analisar os dados e avaliar o desempenho de sua equipe em ambas as modalidades para extrair o melhor que cada um pode oferecer.

Confira alguns detalhes sobre esse modelo de trabalho:

  • Prós: você terá os benefícios do trabalho presencial, como maior engajamento, cooperação da equipe e mensuração em tempo real de resultados ou comportamento. E contará com as vantagens do remoto: redução de custo operacionais, de turnover e uma equipe de colaboradores mais satisfeita, engajada e autossuficiente.
  • Contras: sua gestão poderá ser um pouco mais complexa uma vez que será necessário gerenciar horários, escalas e performance em duas modalidades diferenciadas. Também enfrentará desafios em reuniões e na comunicação geral com a equipe, mas nada que não possa ser superado.

Com essa breve explicação sobre cada modelo ficou mais fácil determinar qual o melhor para a sua organização ou equipe, não é mesmo? E lembre-se que um sistema de gestão de pessoas eficiente e assertivo faz toda a diferença.

Aqui na Peex Brasil você encontra sistemas para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Para conferir na prática, acesse a nossa demonstração gratuita Smart Peex e comece a avaliar sua equipe ainda hoje!