04 dicas práticas para melhorar a motivação no trabalho

Você já se sentiu desmotivado ou sem energia para concluir suas tarefas? Ou talvez, você como gestor percebeu que sua equipe estava passando por um período de baixa produtividade, mas não sabia como aumentar a motivação no trabalho deles? 

Se um desses questionamentos te fez parar para refletir, então você está no lugar certo. Neste artigo vamos fornecer algumas dicas práticas para você ou sua equipe enfrentarem períodos de adversidades, mantendo uma boa motivação no trabalho.

Qual a importância da motivação no trabalho?

Antes de mais nada é fundamental ressaltar a importância da motivação, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, podemos dizer que ela é a faísca e o combustível que nos faz enfrentar os desafios de uma rotina. E, principalmente, o que nos move em períodos de adversidades e incertezas, como os que enfrentamos nos últimos anos devido a pandemia do Covid-19.

Sendo assim, é importante compreender que existem dois tipos de motivação:

  • A intrínseca acaba sendo mais pessoal e particular.
  • Enquanto a extrínseca depende de fatores externos, por exemplo: um bom ambiente de trabalho e bom relacionamento entre colaboradores.

Ou seja, para estar sempre motivado no trabalho você precisa compreender o que te move internamente como, por exemplo, objetivos de vida ou até realização profissional. Por outro lado, também é necessário compreender o que te afeta externamente. Por exemplo, ter um bom gestor que compreende seu perfil e te estimula sempre da maneira correta para entregar um bom resultado.

E aqui vale uma observação importante para gestores e a equipe de RH:

Colaboradores motivados impactam diretamente na performance de seus colegas, extraindo o melhor não só de si, mas do todo. Isso significa que ele pode gerar mais produtividade, gerenciar melhor o seu tempo e suas atividades, além de possuir mais autonomia. 

Agora vamos falar um pouco sobre algumas dicas práticas. Continue a leitura para saber mais.

4 dicas práticas para melhorar a motivação no trabalho

1) Gestão de metas eficiente

Uma das coisas primordiais para uma boa motivação no trabalho é a entrega de bons resultados. E as metas possuem um papel fundamental nisso, uma vez que são elas que determinam o que deve ser entregue.

Por isso, ter uma gestão de metas eficiente é um dos pontos chaves para uma boa motivação no trabalho. Mesmo na modalidade remota de trabalho ainda é possível que gestores acompanhem de perto a sua equipe e seus resultados.

Sendo assim, além de desenvolver metas realistas conforme o perfil e cargo de cada colaborador, os gestores precisam fazer o acompanhamento da equipe constantemente.

Também, não se esqueça de construir uma relação de confiança, baseada em feedbacks construtivos que possam auxiliar no desenvolvimento de sua equipe e incentivar um engajamento diário com as atividades.

2) Reconhecimento e recompensa

Outro ponto que impacta diretamente na motivação no trabalho é o reconhecimento e a recompensa por metas atingidas. Afinal, quem não gosta de ser recompensado por bons resultados?

Entretanto, aqui é preciso atenção para que não se desenvolva uma cultura tóxica de competitividade. Ou seja, esse sistema de recompensa deve ser bem planejado e estruturado, para que estimule uma competição saudável na organização.

Quanto ao reconhecimento, muitas vezes se trata de um agradecimento e parabenização para aqueles que atingiram seus objetivos ou ajudaram a equipe.

3) Cuidado com a satisfação interna e designação de cargos

Agora, esse é um ponto que pode ser mais complicado quando falamos sobre manter a equipe motivada. E aqui o alerta é para os colaboradores insatisfeitos ou que não possuem as capacidades ideais para determinadas funções e que, de certa forma, podem desmotivar uma equipe ou setor inteiro.

Então, para manter a motivação de seus colaboradores sempre elevada é essencial planejar e estruturar muito bem os recrutamentos, seleções e sucessões de cargos. Assim você sempre terá cada integrante do seu capital humano cumprindo funções de acordo com a sua capacidade e sempre disposto a entregar os melhores resultados possíveis.

4) Desenvolva a motivação no trabalho através de capacitações e treinamentos

Não existe situação mais desmotivadora do que se sentir preso ou até mesmo estagnado em uma determinada função. E por mais assustadora que seja essa sensação, todas as pessoas já passaram ou ainda passarão por ela na vida profissional.

Uma maneira simples de evitar a desmotivação dentro desse contexto, principalmente quando a empresa não possui um plano de cargos e salários, é investir em capacitações e treinamentos. Apesar de não ser uma garantia de promoção ou mudança de função, os treinamentos ajudam na reciclagem das habilidades e trazem mudanças positivas para a rotina de trabalho.

Além disso, estar em desenvolvimento constante é algo necessário em qualquer profissão.

Gostou? Agora que você aprendeu algumas dicas para melhorar a motivação da sua equipe, é só se planejar e começar a colocar em prática.

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