Incentivar o protagonismo do colaborador traz vantagens consideráveis para a organização, fique por dentro
Um dos assuntos que ganhou bastante espaço na gestão de pessoas nos últimos anos é o protagonismo de carreira.
Agora, imagine como seria ter uma equipe que se destaca pelo engajamento, iniciativa e desenvolvimento? Essa realidade pode estar mais perto do que você imagina.
Ter colaboradores que assumem a própria trilha de carreira e crescimento traz inúmeros benefícios para a lucratividade do negócio. Mas, para que isso funcione, é necessário ter uma cultura organizacional que incentiva a autonomia dos profissionais.
Preparamos esse post para te ajudar a entender que pode ser mais fácil do que parece. Com mudanças na cultura organizacional e boas práticas de gestão, você e a sua equipe conseguirão extrair o melhor dos colaboradores potenciais.
Confira também: 3 estratégias para desenvolver equipes em Pequenas e Médias empresas.
Comece por uma avaliação de desempenho bem estruturada
O primeiro passo para incentivar o protagonismo do colaborador é implementar uma política de avaliação de desempenho bem estruturada. É recomendado utilizar sistemas de RH que ajudam a otimizar o processo, ao mesmo tempo que permite o amadurecimento dos indicadores.
Outro diferencial de realizar a avaliação dentro de um sistema de RH é a possibilidade de acompanhar o histórico de cada colaborador. Com isso, o líder, o profissional e o RH poderão verificar a evolução ao longo de determinado período.
Vale ficar atento a alguns fatores cruciais para o sucesso da avaliação: ela precisa estar alinhada com as estratégias da empresa, precisa ser recorrente e compartilhada com cada colaborador. Além disso, o líder precisa estar preparado e ter habilidades capazes de tornar esse momento construtivo.
Dessa forma, o colaborador terá uma dimensão dos pontos fortes e fracos, bem como da sua entrega. Tais itens ajudarão na construção de planos de ação favoráveis ao aperfeiçoamento. Ou seja, o profissional terá insumos suficientes para iniciar a gestão de sua evolução, podendo definir objetivos e metas.
Saiba mais em: Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?
Invista em feedbacks construtivos
Vale reforçar que essa ferramenta é a base do desenvolvimento de todo colaborador. Sem ela, o profissional pode se sentir desnorteado e não ter a real dimensão dos impactos ocasionados pelo seu comportamento.
Dentre os papéis dos líderes está o desenvolvimento da sua equipe, por isso, é crucial que eles saibam como utilizar o feedback de forma construtiva para extrair o que há de melhor nos seus colaboradores.
Esse momento serve para que a organização dê instruções que contribuirão para o amadurecimento do profissional, mas, cabe a ele utilizar as informações de forma construtiva.
Mostre caminhos para o desenvolvimento da carreira
Por fim, não podemos esquecer dos famosos planos de carreira e planos de sucessão. Tenha em mente que cada empresa possui uma estratégia e uma realidade, logo, existem diferentes maneiras de oferecer caminhos profissionais para os colaboradores.
Entretanto, independentemente da maneira com que é realizado, é crucial que a organização tenha um caminho claro e transparente. Quando os colaboradores sabem que há espaço para o crescimento, eles tendem a se engajar mais no processo de desenvolvimento.
Dessa forma, o profissional assume o papel da responsabilidade pelo aprimoramento de suas competências e comportamentos, pois sabe que está no rumo para o seu objetivo. Caso contrário, ele poderá se sentir desmotivado e não ver motivos para assumir a gestão da própria transformação.
Gostou? Que tal compartilhar o artigo nas mídias sociais? Com certeza outros líderes poderão se beneficiar com o desenvolvimento da sua equipe. E claro, lembre-se de curtir a nossa página no Instagram para acompanhar as tendências do mercado.
Para saber mais sobre como um bom sistema de RH pode ajudar a construir o protagonismo dos colaboradores, ligue para a Peex Brasil.