Saiba como um PDI bem estruturado pode ajudar na retenção de talentos

Você sabia que o PDI – plano de desenvolvimento individual – é capaz de ajudar a diminuir a taxa de rotatividade e aumentar o engajamento?

Quantos profissionais de alta performance a sua empresa já perdeu nos últimos anos? Quais os impactos negativos que essas perdas trouxeram para as equipes? Sabemos que a rotatividade nas organizações acaba gerando prejuízos financeiros e motivacionais. Por isso, os gestores de RH precisam colocar em prática ações capazes de conter essa evasão. 

Hoje, uma das maneiras de atingir esse objetivo é cuidando da valorização, reconhecimento e bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, investir em iniciativas, como, por exemplo, avaliações de desempenho frequentes, planos de desenvolvimento individual e planos de carreira é uma excelente forma de conseguir reter talentos.

Continue a leitura e descubra como o PDI pode ajudar os líderes nessa difícil missão de reter os melhores profissionais das equipes. Para saber mais, confira também: Plano de desenvolvimento individual: entenda o seu significado e importância.

PDI: o aliado dos líderes

Sim, o PDI é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é reconhecimento e desenvolvimento profissional. Ao mesmo tempo em que estimula o protagonismo dos colaboradores, o plano de ação ajuda o profissional a compreender melhor o seu caminho até o sucesso.

Ao sair da zona de conforto e assumir a responsabilidade pelo seu crescimento profissional, os colaboradores começam a se envolver mais com a organização e com as suas atividades. Como consequência, os resultados entregues ganham mais valor percebido e o faturamento do negócio tende a aumentar.

Entretanto, o contrário também é verdadeiro. Lembre-se que quando não há espaço para o profissional crescer, o mesmo tende a se desmotivar e procurar novas oportunidades no mercado. Oferecer caminhos, opções e possibilidades sobre o futuro é uma das melhores maneiras de manter os profissionais mais dedicados ao seu lado.

Use as ferramentas em conjunto

Mas atenção, se você costuma utilizar apenas uma estratégia ou ferramenta para realizar a retenção de talentos, fique atento. Recomendamos que os gestores de RH e líderes utilizem diferentes estratégias em conjunto. Dessa forma, uma ação pode completar a outra.

Por exemplo, faça avaliações de desempenho com frequência para analisar o envolvimento, entrega, habilidades e competências de cada liderado. Utilize esses resultados para traçar novas metas e perspectivas sobre o departamento, mas também para estruturar o plano de desenvolvimento individual de cada membro da equipe.

Outro conselho é aplicar feedbacks construtivos com frequência. Dessa forma, o colaborador saberá que está sendo acompanhado e que tem o suporte necessário para aprimorar os seus pontos fracos e potencializar ainda mais os seus pontos fortes.

Vale ressaltar que as chances de reter os colaboradores também aumentam quando os líderes criam uma relação de proximidade e confiança com a equipe. Por isso, tenha sempre os seus liderados por perto e tenha métricas para avaliar o desempenho de cada um.

Conte com a tecnologia

Uma maneira eficaz de conseguir acompanhar em tempo real a evolução de cada colaborador e de estruturar um PDI de sucesso é utilizando um sistema de RH. Além de automatizar inúmeros processos, o software permite que você tenha na palma da mão todas as informações da sua equipe e consiga sugerir ações assertivas de desenvolvimento.

Ressaltamos que o PDI não pode ser estruturado em opiniões ou ideias hipotéticas. Para que ele traga resultados concretos, o líder e o liderado precisam analisar dados que mostram o desempenho real do colaborador no período, bem como os seus gaps e pontos fortes.

Para isso, recomendamos que você utilize o sistema da Peex Brasil. Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma demonstração gratuita. E para continuar recebendo conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Descubra como pode ser fácil incentivar o protagonismo do colaborador

Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador?