Plano de desenvolvimento individual: entenda o seu significado e importância

O plano de desenvolvimento individual é uma das estratégias mais efetivas quando o assunto é protagonismo de carreira e progresso na performance.

Todo profissional de RH e líder precisa conhecer essa ferramenta que está ajudando inúmeras empresas quando o assunto é protagonismo de carreira. Mas, não é só isso. Além de melhorar o engajamento dos colaboradores, o PDI ajuda na hora de estruturar um planejamento de carreira eficaz.

Por isso, compreender o significado, as vantagens e a melhor forma de usar o PDI é crucial para as organizações que estão preocupadas com o desenvolvimento recorrente da sua equipe.

Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto ou quer relembrar a sua importância, continue a leitura. Saiba como alinhar os objetivos profissionais dos seus colaboradores com as necessidades estratégicas do negócio.

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O que é PDI?

O PDI, também conhecido como plano de desenvolvimento individual, é um planejamento que busca levar o indivíduo do estado atual até o desejado. Para isso, ele envolve a definição de objetivos, ações e prazos.

Lembre-se que a ferramenta pode ser utilizada tanto para o âmbito pessoal quanto profissional. Entretanto, devido ao seu modelo e eficiência, ela tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Hoje, é comum os departamentos de RH utilizarem o plano de desenvolvimento individual como estratégia para aperfeiçoar o capital humano, reter os talentos e equilibrar os interesses da equipe com os da alta gestão.

Como o PDI pode ajudar as empresas?

Não há dúvidas sobre os benefícios do PDI dentro das organizações. Mas, para que ele traga os resultados esperados é necessário que ele seja bem estruturado e monitorado pelos líderes ou responsáveis de RH.

Tenha em mente que os liderados precisam ser aconselhados, guiados e norteados rumo aos seus objetivos para que eles não desviem o foco do que realmente interessa dentro do negócio. Além disso, o acompanhamento do líder pode passar segurança, valorização e estimular a dedicação dos profissionais.

Colaboradores que enxergam oportunidades de crescimento e que conseguem estruturar um plano de evolução profissional acabam entregando resultados acima da média. Não são poucas as empresas que conseguem diminuir a taxa de rotatividade e os altos custos da baixa produtividade ao implantar ações de desenvolvimento dentro das equipes.

O papel do colaborador no PDI

Antes de finalizarmos, vale reforçar que o ator principal do PDI é o colaborador. Esse é um momento de reflexão e de autoconhecimento onde o profissional precisa elencar os seus objetivos, conhecimentos, habilidades, pontos fortes e fracos.

Sem isso, a ferramenta acaba sendo apenas mais um processo vago dentro das organizações, que, além de ocupar a agenda do líder e liderado, não trará resultados significativos para a performance do departamento.

Por isso, é fundamental que os profissionais de RH eduquem todo o quadro de funcionários sobre o significado, objetivo, importância e funcionamento do processo. Quanto mais os profissionais compreenderem sobre o seu papel na construção das carreiras, melhores serão os desempenhos apresentados.

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