Se existe uma coisa mais complicada do que selecionar o candidato correto para vagas disponíveis é, sem dúvidas, a retenção de talentos. Para a maioria das organizações essa ainda é uma das questões que mais gera prejuízo quando falamos em capital humano.
Sendo assim, neste artigo você descobrirá como evitar alguns dos erros mais comuns dentro dos setores.
5 erros clássicos na retenção de talentos
1) Não possuir uma cultura organizacional forte e clara
Em primeiro lugar, vale destacar a falta de uma cultura organizacional bem estruturada. Isso porque é justamente essa falta de “propósito ou sentido” que acaba impactando diretamente na retenção e engajamento de talentos.
Sabemos que as gerações mais novas buscam oportunidades em empresas que possuem valores e objetivos similares, certo? E esse alinhamento de ideais faz com que os profissionais sintam uma conexão maior com a organização.
Ou seja, se a sua cultura não for transparente ou forte o bastante, existe uma grande chance dos seus melhores profissionais irem embora. Afinal, hoje existem inúmeras empresas que oferecem oportunidades excelentes.
2) Não reconhecer e valorizar os esforços
Mais um erro clássico na hora de manter seus talentos engajados com a organização é a falta de reconhecimento e a valorização dos esforços.
Seja com atitudes mais simples como elogios ou feedbacks, até ações mais elaboradas como programas de desenvolvimento, plano de carreira, benefícios extras por desempenho, etc.
3) A ausência de uma cultura de feedbacks assertivos
Já para o terceiro erro clássico na retenção de talentos trouxemos a falta de comunicação objetiva e humana. Como dito acima, o feedback tem um papel crítico na valorização e reconhecimento de sua equipe. Por isso, criar e estabelecer uma cultura de feedbacks assertiva é muito importante na retenção e engajamento de colaboradores.
Assim você estará sempre incentivando o aprimoramento de qualidades e atributos para o alcance de metas e objetivos de sua equipe. Ao mesmo tempo que mostrará para cada colaborador a sua importância para os resultados da empresa.
4) Clima organizacional tóxico
Não podemos deixar de fora o clima organizacional tóxico. Infelizmente, algumas organizações ainda consideram desnecessário investir em ações para manter um clima saudável.
Porém, sabemos que uma convivência hostil e individualista é o que mais afasta talentos das organizações. Sem contar que isso também afeta diretamente a entrega de outros membros da equipe, dificultando o crescimento do negócio como um todo.
5) Falta de um bom plano de carreira para retenção de talentos
Por fim, provavelmente você está cansado de saber que não basta apenas uma boa remuneração para reter um profissional acima da média. É preciso ir além, oferecendo meios e oportunidades para crescimento pessoal e profissional dentro de sua organização.
Desse modo, é fundamental ter o auxílio de metodologias e ferramentas para planejar e executar PDIs e promoções estratégicas. Um bom exemplo é a matriz 9 box. Com ela é possível tomar decisões claras e valorizar a performance dos seus melhores colaboradores.
Agora que você já conhece alguns contextos que precisam ser evitados para melhorar a retenção de talentos dentro da sua equipe, que tal dar mais um passo? Você pode aprender tudo sobre uma das metodologias mais usadas na gestão de pessoas, a matriz 9box.
Como utilizar a matriz 9box na retenção de talentos?
Para responder essa pergunta, te convidamos a participar do nosso curso online! Em poucas horas você será capaz de aprender como utilizar essa metodologia para estruturar avaliações de desempenho, gerenciamento de performance e excelentes planos de desenvolvimento ou promoções.
As aulas e apostila foram desenvolvidas por especialistas com mais de 20 anos de experiência no mercado e ao finalizar você recebe um certificado e uma medalha digital para comprovar todos os seus conhecimentos.
E o melhor, nós te damos 7 dias de garantia. Isso mesmo, você pode conferir algumas aulas para ter certeza de que esse investimento trará novos conhecimentos para gerir sua equipe e reter talentos!
Para saber mais basta clicar aqui.