Como implantar um planejamento de Recursos Humanos

Para saber como elaborar um passo a passo efetivo desse planejamento de Recursos Humanos, acompanhe este post.

As empresas estão aderindo cada vez mais ao RH estratégico, alinhado às metas da empresa e focado tanto na produtividade quanto no aproveitamento dos recursos. Para que isso aconteça, é importante haver um planejamento de Recursos Humanos, a fim de que os profissionais do setor apliquem a abordagem voltada para o crescimento da empresa.

1. Identifique os objetivos da empresa

As metas da empresa são o ponto de partida na concepção de um planejamento de RH. Saber quais são as diretrizes e o foco ajuda a alinhar a gestão de pessoas e os processos de seleção aos resultados que se deseja alcançar.

Conhecer esses parâmetros permite elaborar um planejamento que envolva toda a empresa, evitando que sejam tomadas ações isoladas de impacto praticamente nulo.

Confira também: Indicadores de RH: o caminho para atingir as metas.

2. Conheça a situação atual

Após identificar onde se deseja chegar, a fase seguinte é avaliar o momento enfrentado pela empresa. Os gestores precisam analisar fatores como índices de produtividade, clima organizacional, engajamento da equipe, turnover, entre outros.

Dentro desse cenário, a equipe de RH deve planejar as próximas ações a fim de mitigar os resultados negativos e obter desempenho melhor para o próximo período.

3. Estabeleça o período de aplicação

Planejamentos eficientes têm data para começar e terminar. O período pode ser curto ou longo, dependendo do que se deseja alcançar, e é por isso que estabelecer prazo é importante para a coleta de resultados. Assim, o RH consegue verificar o que está funcionando e o que deve ser alterado no planejamento do período seguinte.

Para maior eficiência, esses planos de ação devem oferecer certa flexibilidade, que permita correções ao longo do tempo, ou então ser realizados com duração menor que a do ano comercial da empresa, possibilitando algumas correções durante o processo.

4. Faça um alinhamento com os gestores

Feita a definição completa das ações para o período, é hora de reunir todos os gestores e repassar as diretrizes do planejamento. Os líderes devem conhecer bem os detalhes para que consigam conduzir possíveis mudanças dentro da equipe com mais assertividade.

Pular essa etapa acarreta consequências negativas para o planejamento, com ações isoladas e sem objetivo definido, que em nada contribuem para o crescimento da empresa.

5. Prepare uma boa comunicação interna

Após envolver os gestores, é hora de alinhar o planejamento com o restante da equipe. É essencial que os funcionários estejam a par das mudanças implantadas e do que se espera deles dentro da empresa. Sem esse conhecimento, é quase impossível que consigam corresponder às necessidades da organização.

Envolver os colaboradores no planejamento também traz resultados positivos na motivação e na dedicação ao trabalho diário.

Quais os resultados de um planejamento de Recursos Humanos?

Um bom planejamento vai trazer não só uma melhoria na produtividade. Com essas diretrizes, os gestores terão mais clareza na hora de contratar, demitir ou realocar funcionários, sabendo como essas alterações vão impactar o todo.

Além disso, um bom planejamento vai diminuir os custos internos, pois vai desenvolver os talentos já contratados e corrigir os problemas que estão impactando a empresa em maior ou menor grau.

As mudanças podem envolver uma nova abordagem no plano de carreira, o incentivo a treinamentos, maior atenção à gestão de pessoas, o ajuste do clima organizacional ou a otimização de processos. O importante é que o planejamento de Recursos Humanos tenha um foco claro e acompanhamento constante.

A Peex Brasil oferece sistemas de avaliação de desempenho de acordo com o perfil e tamanho da sua empresa. Quer saber como podemos te ajudar? Clique aqui e confira.

Para continuar acompanhando conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Como fazer um planejamento orçamentário de RH para 2019

Gestão estratégica de Recursos Humanos, você utiliza?