demissão-silenciosa

Provavelmente você já ouviu falar em demissão silenciosa. Especialmente se é um usuário ativo das redes sociais ou se faz parte de uma equipe de gestão de pessoas. Afinal, esta é uma das tendências pós pandemia de como as novas gerações reagem aos excessos e dificuldades de suas tarefas no trabalho.

Ou como o The Wall Street Journal coloca, não levar o seu trabalho muito a sério para ter uma melhor qualidade de vida. Compreender de fato o que é essa falta de engajamento e como preveni-la é essencial para manter a produtividade e uma boa cultura organizacional.

Sendo assim, a Peex Brasil preparou este artigo para te ajudar a entender um pouco mais sobre esta tendência, seus impactos e como atitudes simples, como uma avaliação de desempenho assertiva, são cruciais para sua prevenção.

Como saber se minha empresa corre perigo com a demissão silenciosa?

Primeiramente você e sua equipe de recursos humanos devem saber que quem adere ao quiet quitting, na verdade, não tem a intenção de se desligar da organização. Eles estão focados em fazer apenas o básico para não se sobrecarregar ou perder momentos preciosos da vida.

Então, sempre que perceber colaboradores desengajados e desmotivados com a cultura organizacional, eventos de confraternização ou até mesmo reuniões de inovação e feedbacks, fique de olho. Também é importante ficar atento com aqueles que não se voluntariaram para nenhuma atividade, projeto ou capacitações que visam uma evolução profissional ou mais responsabilidades.

Porém, é essencial que sua equipe não se sinta vigiada. Afinal, você quer compreender o que está criando essa mentalidade em seus colaboradores e não transformar o clima organizacional em algo tóxico.

Ficar de olho em alguns indicadores de RH é uma das maneiras mais inteligentes de entender a relação de cada colaborador com suas atividades sem criar este clima de insegurança.

Avaliação de desempenho assertiva realmente ajuda na prevenção do quiet quitting?

Sim! Um dos principais indicadores atuais para uma organização saudável e proativa é a avaliação de desempenho.

Ao acompanhar de perto o desempenho dos profissionais, respeitando a individualidade dos membros da equipe, você consegue compreender como cada um está se sentindo com relação às suas tarefas. Para isso, você pode utilizar uma demonstração gratuita do nosso sistema de avaliação Smart Peex

Sabemos que ainda existem muitas empresas que estão com uma cultura tóxica e que, obviamente, acabam impactando o desempenho geral dos funcionários sem perceber. Nesses casos, uma boa avaliação de desempenho acompanhada de pesquisas de clima pulse ajudam a identificar onde estão os problemas e quais ações podem trazer melhorias.

Além disso, é possível obter outros dados para planejar estratégias que visam aumentar o engajamento através de capacitações, treinamentos ou ações para estimular a integração da equipe de uma maneira mais saudável.

Dica extra: como enfrentar a demissão silenciosa de forma eficaz?

Como você viu acima, acompanhar o desempenho de sua equipe é essencial para prevenir o quiet quitting. Porém, caso a sua equipe enfrente problemas com desengajamento ou sobrecarga, os dados obtidos a partir dessas avaliações serão fundamentais para a criação de estratégias assertivas.

Por exemplo, se foi constatado alguma queda na produtividade por falta de comunicação interna, criar ações que estimulem o respeito, a confiança e a comunicação não violenta torna-se simples.

De maneira geral, alguns cuidados como os que vamos listar a seguir já ajudam a combater a demissão silenciosa na maioria dos casos. São eles:

  • Liderança humana e empática;
  • Compreensão e escuta ativa para com as necessidades dos colaboradores;
  • Recrutamento e seleção alinhados com as demandas do cargo;
  • Gestão de talentos eficiente;
  • Cultura organizacional alinhada com os objetivos e valores da empresa;
  • Espaço e estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Percebeu como a demissão silenciosa não precisa se tornar um problema em sua equipe? Não se esqueça que um dos seus maiores aliados é a avaliação de desempenho. Inclusive, você sabia que com o sistema de Recursos Humanos da Peex Brasil suas avaliações são assertivas e eficientes?

Sem contar nas inúmeras vantagens que oferecemos para você! Então, não perca mais tempo para conhecer nossos planos e descobrir como podemos ajudar a aperfeiçoar o engajamento da sua equipe!