Comunicação interna o que é e como afeta a rentabilidade

A comunicação possui papel fundamental em todas as relações humanas.

Quando falamos do mundo empresarial, não é diferente. Entre os motores que garantem a rentabilidade e o sucesso dos objetivos traçados, encontramos a comunicação interna.

Sem ela, raramente é possível encontrar alinhamento entre colaboradores e empresas. Não é difícil encontrarmos exemplos de projetos que não aconteceram como o esperado por causa de uma comunicação ineficaz ou com ruídos. Tente se lembrar de algumas situações onde você e a sua equipe enfrentaram problemas por uma interpretação errada ou ausência de informação.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para ajudar os gestores a compreenderem melhor o que é comunicação interna e como ela afeta a rentabilidade do negócio. Se você se interessou pelo assunto, nos acompanhe até o final para melhorar a integração do seu time.

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O que é comunicação interna?

A comunicação interna engloba a interação e alinhamento entre organização e colaborador. Através dela a empresa transmite para o capital humano, de forma transparente e eficaz, informações como: visão, missão, valores, objetivos, cultura organizacional, políticas, metas, feedbacks, entre outros.

Por outro lado, também é pela comunicação interna que o colaborador irá transmitir suas opiniões, críticas, elogios e sugestões para a organização. Logo, percebe-se como a comunicação interna é essencial para manter todas as engrenagens em funcionamento.

Quais os benefícios da comunicação interna?

São vários os benefícios da comunicação interna. Eles vão desde a redução do turnover até a diminuição de conflitos negativos. Entretanto, para que isso funcione é preciso planejar todas as informações que serão comunicadas e escolher os canais de comunicação que mais se enquadram no perfil dos funcionários e da cultura organizacional.

Confira abaixo alguns benefícios que selecionamos para você:

1. Redução do turnover

Sim, com uma comunicação interna eficaz as empresas conseguem reduzir o turnoverUma vez que o colaborador passa a receber informações sobre o contexto onde ele está inserido e se sente parte ativa do negócio, o nível de satisfação aumenta.

Colaboradores que não compreendem o impacto do seu trabalho ou os objetivos gerais da empresa tendem a se desmotivar rapidamente. Além disso, as chances de boatos negativos se espalharem pela empresa ou departamentos é grande.

2. Fortalecimento da cultura organizacional e clima interno

Visto que a comunicação favorece o alinhamento dos discursos, a cultura organizacional ganha força ao ser aderida pelos colaboradores. Quanto melhor for a propagação das informações a respeito dos elementos que formam a cultura organizacional, mais fortalecida ela será.

Os colaboradores precisam viver diariamente em contato com essas informações, assimilando, interpretando e, ao mesmo tempo, vivenciando. Por isso, os líderes precisam reforçar sempre os exemplos dos comportamentos e valores que compõem o negócio.

3. Equilíbrio do clima interno

A comunicação baseada em informações transparentes e bem planejadas, tem o poder de integrar os colaboradores. É importante reforçar a mensagem que todos fazem parte da mesma equipe, dependendo diretamente um do outro. Com isso, muitos conflitos, fofocas e panelinhas que minam o clima corporativo podem ser minimizados.

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4. Aumenta o engajamento dos colaboradores

Esse benefício ficou ainda mais forte com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho. Hoje, os profissionais querem trabalhar em ocupações que tenham um objetivo claro e alinhado aos seus propósitos pessoais. Locais que permitem a participação construtiva dos colaboradores.

E não é só isso, até mesmo os profissionais de outras gerações se dedicam mais com a sua função quando compreendem o real contexto que os cercam. Por exemplo, se a empresa estiver passando por uma crise e conversar abertamente com os colaboradores, permitindo que os mesmos possam dar sugestões para contornar os problemas, há uma grande probabilidade do engajamento aumentar.

Lembre-se: a comunicação também envolve o ato de escutar. Dessa forma, esteja atento para ouvir o que a sua equipe tem a dizer.

Como a comunicação interna afeta a rentabilidade do negócio?

Conforme vimos no artigo, uma equipe que não se comunica dificilmente conseguirá chegar no mesmo objetivo, podendo inclusive se desmotivar ou se desligar. As chances de segregação, interpretação errônea, distorção e conflitos aumentam quando a transmissão de informações confiáveis deixa de ocorrer. E o resultado disso tudo? Perda de produtividade.

No sentido contrário, empresas que investem constantemente nos canais de comunicação e no alinhamento entre capital humano e estratégia, conquistam resultados acima da média. Com colaboradores engajados, cultura organizacional fortalecida e redução de turnover a rentabilidade do negócio tende a aumentar, assim como a performance das equipes.

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