O case de sucesso Airbnb tem muito para nos ensinar sobre exployee experience. Confira as ações que fazem a diferença para o fortalecimento da cultura organizacional.
Você já ouviu falar sobre as ações de employee experience da Airbnb? Se a resposta for não, está na hora de conhecer o case de sucesso que tem ajudado muitos líderes na hora de transformar a gestão de pessoas.
Para quem ainda não conhece, o Airbnb é uma plataforma que permite a conexão rápida e segura entre hóspedes e anfitriões de inúmeros países do mundo. Através dele, é possível encontrar um local para se hospedar e experiências para vivenciar em diferentes cidades.
O Airbnb acredita na força das comunidades, na bondade das pessoas e nas relações humanas. Dessa forma, a empresa oferece serviços que estimulam o compartilhamento e a redução de barreiras entre os seres humanos, valorizando as habilidades de hospitalidade do hóspede e anfitrião.
Mas, qual é a relação entre o modelo de negócio e as estratégias de gestão de pessoas? Como eles conseguem oferecer experiências memoráveis não apenas para os clientes mas também para os colaboradores? Como uma empresa com aproximadamente 10 anos de existência consegue ficar bem posicionada em rankings que avaliam as melhores organizações para se trabalhar?
Continue a leitura para responder essas e outras perguntas. Conheça as práticas que ajudaram o Airbnb a impulsionar a performance, o engajamento e o resultado financeiro nos últimos anos.
Onde tudo mudou
O sucesso do employee experience do Airbnb começou em 2015, com a nomeação de Mark Levy como Global Head of Employee Experience. A partir desse momento, as responsabilidades do RH deixaram de ser apenas recrutamento, desenvolvimento e gestão de talentos para englobar também a difícil missão de estruturar um excelente local de trabalho.
O seu objetivo era criar um ambiente pensado para o bem-estar, engajamento e felicidade dos colaboradores. Nesse sentido, foram envolvidos no planejamento todos os elementos relacionados ao trabalho, como, por exemplo: questões físicas, emocionais, intelectuais e aspiracionais.
O modelo desenhado ultrapassou qualquer um existente até então, indo muito além das iniciativas tradicionais. Mas, para que fosse possível colocar todas as ações em práticas, a empresa selecionou uma equipe para ficar responsável por todas as questões relacionadas à experiência dos colaboradores.
Com colaboração e dedicação, a equipe liderada por Mark Levy conseguiu trazer para os colaboradores a essência do negócio, que era proporcionar momentos memoráveis e experiências únicas. Logo, os colaboradores também passaram a ser o foco de iniciativas voltadas para hospitalidade, pertencimento, respeito, acolhimento, conforto e segurança. A proposta de valor do negócio não estava mais apenas voltada para os clientes externos, mas também, para os internos.
Como consequência desse trabalho inovador, em 2016 a empresa ficou em primeiro lugar no ranking Best Place to Work, da Glassdoor.
Iniciativas que fazem a diferença
Com a proposta de pertencimento, o Airbnb introduziu pouco a pouco em suas ações e políticas a proposta de inclusão, lançando o slogan #belonganywhere. Com isso, os colaboradores passaram a se sentir parte da organização, sendo cada vez mais envolvidos e acolhidos pelos colegas e ambiente de trabalho.
Dentre as ações que foram colocadas em prática para fortalecer a experiência dos funcionários, podemos citar como exemplo:
Alimentação
Toda a alimentação oferecida pela empresa passou a ser elaborada pensando na saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, o cardápio passou a misturar culinárias de diferentes regiões do mundo, proporcionando experiências diferenciadas, assim como os serviços oferecidos aos clientes.
Espaços de trabalho
A tradicional mesa individual e fixa deu espaço para ambientes descontraídos que representavam diferentes locais de uma casa. Os colaboradores ganharam flexibilidade para escolher qual seria o ambiente ideal para determinado momento.
Claro que no começo houveram algumas reclamações ou até mesmo dificuldades de adaptação. Mas, a empresa manteve aberta a comunicação transparente com os profissionais, coletando feedbacks e realizando ajustes nas ideias que não estavam sendo tão positivas.
Créditos para viagens
Outra novidade foram créditos dados aos colaboradores para que eles tivessem a oportunidade de vivenciar na prática viagens ou experiências. Vale destacar que esse tipo de ação além de motivar, fidelizar e engajar os profissionais, aproxima os colaboradores dos serviços oferecidos pela organização.
Lembre-se que é muito mais fácil para um colaborador vender um produto quando ele gosta da proposta e conhece a qualidade. Por isso, vale a pena refletir como seria possível aproximar ainda mais os seus funcionários do seu negócio.
E não é só isso. Existem muitas outras iniciativas do Airbnb que fazem os profissionais amarem a empresa. Para saber mais, confira o site da organização clicando aqui.
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