Tornou-se natural a competição entre os seres humanos por melhores resultados ou posições, principalmente no mundo corporativo.
Desde cedo aprendemos a competir com os outros, seja na escola, no esporte, no vestibular ou nas entrevistas de emprego. Mas, será que a competitividade no trabalho é saudável?
Não é novidade que muitas empresas estimulam a competição entre os colaboradores. Premiações, metas, bonificações, promoções e reconhecimento são algumas ações realizadas pelos gestores para incentivar uma disputa por entregas cada vez melhores.
Acompanhe-nos na leitura e descubra quais as vantagens da competitividade que você e a sua equipe estão sabendo aproveitar e quais podem colocar em prática.
Competição ou competitividade no trabalho?
A competitividade está relacionada aos profissionais que são competitivos, que querem alcançar resultados diferenciados, aperfeiçoar habilidades, apresentar performance acima da média. Quando estimulada de forma saudável, a competitividade no trabalho fomenta o desenvolvimento dos colaboradores, o alcance de resultados extraordinários e, consequentemente, uma maior rentabilidade do negócio.
Já a competição envolve a disputa entre os membros da própria equipe, onde os profissionais são motivados pelo desejo de ser melhor que o próximo. Nesse contexto, o egoísmo, o individualismo, a rivalidade e os comportamentos sabotadores podem ser alimentados com mais facilidade, causando impactos negativos para a produtividade da equipe.
Por isso, os profissionais de RH, em conjunto com os líderes da organização, precisam estar atentos para as atitudes dos colaboradores. Também é preciso ter ações estratégicas para incentivar, de forma saudável, uma competitividade que seja construtiva para a empresa e para a vida profissional de cada um.
Vantagens da competitividade para as empresas e os profissionais
Confira abaixo algumas vantagens que podem ser aproveitadas pelas empresas quando a competitividade entre os departamentos e membros da mesma equipe é positiva.
Aperfeiçoamento de habilidades e comportamentos
Em ambientes competitivos, os profissionais costumam assumir o protagonismo da própria carreira, correndo atrás de treinamentos ou ferramentas que permitem o aperfeiçoamento de habilidades ou até mesmo de comportamentos.
A busca por uma performance elevada leva o colaborador a refletir e aceitar os seus pontos fracos e fortes. Além disso, esse profissional é mais compreensivo para receber feedbacks críticos que o ajudarão no desenvolvimento. Isso favorece os resultados da empresa, uma vez que os líderes conseguirão extrair o que há de melhor em cada membro da equipe.
Práticas inovadoras
Outra vantagem que favorece as empresas com ambientes competitivos é a aplicação de práticas inovadoras. A preocupação dos colaboradores com o desempenho, as metas e o aperfeiçoamento formam o conjunto perfeito para o surgimento da inovação.
Por isso, os líderes que almejam resultados exponenciais precisam trabalhar em conjunto com o departamento de RH. Ao desenvolverem estratégias que incentivem as equipes a saírem da zona de conforto, os gestores estarão construindo um ambiente favorável a novos modelos de pensamento, o que permite a criação de soluções inovadoras.
Decisões rápidas e assertivas
Atualmente, como a sua equipe está tomando decisões? Elas estão no timing desejado? São estratégicas? Trazem resultados lucrativos? Se a resposta for não, talvez seja a hora de repensar algumas ações para incentivar um ambiente mais competitivo.
Quando os colaboradores ficam estagnados, sem desafios e sem motivos para evoluírem ou melhorarem os seus resultados, as decisões tomadas podem seguir o protocolo diário, gerando prejuízos para a empresa. Ter profissionais proativos, em constante atualização, prontos para assumir riscos e responsabilidades é fundamental para uma produtividade lucrativa.
Lembre-se que um dos desafios da liderança é aperfeiçoar os seus liderados e saber como extrair o melhor de cada um. Saber utilizar a competitividade a seu favor pode trazer benefícios significativos para os resultados do departamento ou até mesmo do negócio.
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