Motivação no trabalho x motivação organizacional entenda a diferença

Indisposição para realizar tarefas, reclamações recorrentes, atrasos ou faltas e atividades pela metade são alguns dos sinais de desmotivação no trabalho.

Se algum desses elementos está presente na sua equipe, fique atento, talvez esteja na hora de investir em motivação organizacional.

Sim, a motivação está diretamente relacionada com a disposição de cada um. Entretanto, os líderes e organizações podem colocar em prática ações para estimular o engajamento, envolvimento e disposição de seus colaboradores.

Continue a leitura e conheça as diferenças entre motivação no trabalho e motivação organizacional. Valorize a sua equipe e retenha os melhores colaboradores. Para saber mais, leia também: Como engajar a equipe em tempos de incertezas.

Motivação no trabalho x motivação organizacional

Segundo o autor Stephen P. Robbins, o termo motivação pode ser definido como:

Vontade de fazer algo condicionado pela capacidade que essa ação tem de satisfazer alguma necessidade individual.

Logo, podemos considerar que a motivação no trabalho é a vontade de cada colaborador em realizar as atividades relacionadas a sua função. Vale lembrar que como as necessidades são individuais, elas variam de acordo com cada profissional. Por isso, para que o líder consiga colocar em prática boas ações motivacionais, ele precisa conhecer os seus liderados, compreendendo as diferenças existentes em cada um.

Já a motivação organizacional está relacionada com o conjunto de elementos que são proporcionados pela organização na tentativa de impulsionar a vontade dos colaboradores. É importante que os gestores tenham práticas ativas para gerar o engajamento dos profissionais, caso contrário, os prejuízos da baixa produtividade ou da insatisfação podem ser grandes.

Como criar uma atmosfera favorável ao engajamento?

Atualmente, existem muitas iniciativas e práticas que estão sendo aplicadas pelas empresas na tentativa de manter os colaboradores engajados e motivados a entregar os melhores resultados.

Nesse sentido, é comum muitas organizações oferecerem os mais diferenciados benefícios e salários. Entretanto, vale lembrar que as ações precisam ir além de vantagens financeiras. Os gestores precisam demonstrar reconhecimento, valorização e respeito pelos seus colaboradores.

Ter uma liderança humanizada e capaz de gerar laços de confiança com os liderados é o melhor caminho. Confira abaixo alguns exemplos de ações que podem ser aplicadas para favorecer a motivação organizacional:

  • Respeitar diferenças individuais
  • Definir metas realistas e desafiadoras
  • Reconhecer bons resultados ou comportamentos
  • Unir recompensas ao desempenho
  • Valorizar a equidade
  • Incentivar a participação em novos projetos
  • Delegar atividades de confiança para os colaboradores que estiverem aptos
  • Promova treinamentos
  • Invista em avaliações de desempenho que incentive o aperfeiçoamento do colaborador

Valorize os seus colaboradores

Assim como as empresas esperam resultados de seus colaboradores, os mesmos esperam reconhecimento e recompensas de seus gestores. Por isso, para garantir a motivação organizacional os líderes e gestores de RH precisam estar atentos ao desempenho de cada membro da equipe.

E para que isso seja feito de forma segura e assertiva, é recomendado utilizar ferramentas apropriadas, como, por exemplo, sistemas de RH que contam com funcionalidades capazes de oferecer um acompanhamento evolutivo de cada profissional.

Através desses sistemas, os gestores passam a realizar a gestão de pessoas de forma estratégica, desenvolvendo os colaboradores que estão produzindo abaixo do esperando e recompensando os que estão acima da média.

Agora que você já sabe a diferença entre motivação no trabalho e motivação organizacional, que tal investir no desenvolvimento do capital humano? Entre em contato com a equipe da Peex Brasil para saber mais sobre como um sistema de RH pode otimizar a avaliação de desempenho da sua empresa.

Para saber mais sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter!

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Você conhece as principais características de uma gestão de pessoas eficiente?

5 razões para valorizar a diversidade no ambiente de trabalho