Como engajar a equipe em tempos de incertezas

O Brasil vive cenários de incertezas políticas, econômicas e sociais. As crises no mercado de trabalho e o aumento dos preços dos produtos e serviços ofertados no país abalam empresas e trabalhadores. Por isso, saber como engajar a equipe é fundamental para qualquer negócio que queira se manter competitivo.

Pensando nisso, nós da Peex Brasil – empresa que desenvolve sistemas de avaliação de desempenho – trouxemos algumas dicas para te ajudar a manter um clima positivo e de entrega em sua equipe. Continue a leitura e saiba o que fazer para não deixar os seus colaboradores desmotivados.

Confira também: Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador?

Crie um ambiente de confiança

O primeiro passo, e talvez um dos mais importantes, é o fortalecimento da confiança entre líderes e liderados. Quando os colaboradores se sentem seguros, com os colegas e superiores, passam a se envolver mais com as ações, decisões e dão opiniões inovadoras sem medo de sofrerem retaliações.

Para isso, é fundamental colocar em prática uma comunicação transparente e autêntica. Não tenha medo de divulgar números ou informações negativas em relação ao desempenho do negócio. A informação da real situação evita a propagação de boatos sobre contextos irreais que podem alarmar os colaboradores.

Além disso, ao compartilhar a realidade da organização, os líderes possibilitam a participação dos profissionais no levantamento de sugestões, estratégias e ideias para transformar o cenário. Lembre-se que os colaboradores da linha de frente estão em contato direto com os processos e sabem exatamente onde estão os gaps.

Reforce propósitos, metas e objetivos

As metas e os objetivos são elementos norteadores dentro das empresas. Todos os colaboradores precisam compreender exatamente qual é o propósito do negócio, o motivo por trás de todas as tarefas delegadas.

Converse com a sua equipe para sanar qualquer dúvida pendente a respeito das funções, prazos, volumes e resultados esperados. Não meça esforços para deixar claro pontos como: o quê, por quê, para quem, quando e como.

Vale lembrar que propósito, meta e objetivo – quando são bem definidos e divulgados – ajudam a aumentar o sentimento de pertencimento. Logo, os colaboradores tendem a se engajar com mais facilidade.

Tenha atitudes alinhadas com o discurso

Outro item importante sobre como engajar a equipe é ter em mente que as ações dos líderes falam mais do que qualquer discurso. A partir dos comportamentos, posturas e ações dos gestores, os colaboradores interpretam o que é certo e errado. Os líderes são considerados espelhos da cultura organizacional, por isso, todas as suas ações precisam estar alinhadas com o discurso do negócio.

Não adianta o gestor almejar o engajamento dos liderados se ele mesmo não está envolvido; falar sobre comunicação transparente e esconder números da sua equipe; reforçar a importância das metas da equipe e não compreender ou se dedicar as próprias; estimular ações de trabalho em equipe mas não se relacionar bem com outros gestores.

Pense sobre as suas ações, elas estão alinhadas com o seu discurso e com as estratégias da empresa? Observe quais são as mensagens que os seus comportamentos estão passando para a sua equipe e o restante da empresa.

Monitore o desempenho e ofereça recompensas

Por fim, acompanhe a performance de cada colaborador para descobrir como cada um tem contribuído com a rentabilidade e qualidade do departamento. Isso é importante para identificar aqueles profissionais que estão com desempenho acima da média, bem como os que estão com baixa produtividade.

Em tempos de incertezas, os colaboradores também passam por dificuldades financeiras e dúvidas a respeito do futuro. Por isso, valorizar os bons resultados é uma das formas de incentivar que os profissionais continuem se dedicando, mesmo diante dos obstáculos.

Além de reconhecer e motivar aqueles que estão engajados, as recompensas ajudam a despertar interesse nos demais. Você sabe quem são os colaboradores de alta performance da sua equipe? O que você tem feito para enaltecer esses resultados acima da média?

Quer saber mais sobre como mensurar os indicadores da sua equipe? Entre em contato com a Peex Brasil e encontre soluções que se adaptam para o seu negócio! Maximize o potencial humano.

Gostou? Compartilhe nas mídias sociais e ajude outros líderes aprenderem como engajar a equipe em tempos de crise.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Feedback: descubra o que é e como ele pode aumentar o seu faturamento

Indicadores de RH: o caminho para atingir as metas

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?