3 práticas de RH para pequenas empresas

Práticas assertivas como recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores e avaliação de desempenho podem fazer a diferença na sua empresa.

Através de algumas iniciativas de RH para pequenas e microempresas, muitos líderes conseguem melhorar os índices de produtividade e engajamento.

Se você é líder ou dono de uma empresa e está querendo expandir os resultados em 2019, continue a leitura! Descubra como mudar o cenário atual para garantir a lucratividade do negócio. Para saber mais, leia também: Gestão de pessoas para pequenas e médias empresas.

1. Melhoria no recrutamento e seleção

Uma das ações mais importantes de todo o RH é a contratação de colaboradores que estejam alinhados aos interesses da organização. Para isso, os profissionais selecionados precisam apresentar as habilidades técnicas necessárias para a realização das tarefas, bem como comportamentos e valores alinhados com os da empresa.

Independentemente do tamanho do negócio, ter colaboradores que não estejam alinhados com a cultura organizacional ou que não dominem as ferramentas necessárias para a função pode trazer prejuízos consideráveis.

Dessa forma, os profissionais de RH de pequenas e microempresas precisam estar atentos na hora de selecionar um candidato. Ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, planejado e rigoroso pode melhorar a qualidade dos resultados alcançados pela organização.

2. Estruturar integração de novos colaboradores

Outra prática que faz a diferença é a integração de novos colaboradores. Ter um ambiente harmonioso e colaborativo é importante para estimular o engajamento dos profissionais. Quando a empresa não possui ações de integração de novos colaboradores, os mesmos podem se desmotivar rapidamente.

Além disso, a integração é importante para que os novos colaboradores compreendam as regras, políticas, valores, interesses e expectativas da organização. Sem esse alinhamento inicial, os profissionais podem demorar mais tempo para se adaptar e vestir a camisa da empresa.

3. Implantar avaliações de desempenho

Com qual frequência você aplica a avaliação de desempenho na sua equipe? Esse é um dos desafios das micros e pequenas empresas. Com o quadro de colaboradores enxuto e muitas atividades para serem realizadas, é comum que os líderes não tenham tempo suficiente para aplicar avaliações de desempenho com frequência.

Entretanto, esse é um dos fatores que pode causar impactos negativos no resultado organizacional. Os profissionais precisam receber feedbacks e orientações sobre o seu trabalho para melhorarem a produtividade e performance. Caso contrário, dificilmente saberão o que precisa ser aprimorado, mantendo o mesmo padrão de entrega.

Lembre-se também que os profissionais valorizam empresas que possuem ações de crescimento e que oferecem oportunidades de desenvolvimento. Se os seus colaboradores não perceberam que estão sendo reconhecidos ou que existem caminhos para o aprimoramento, eles podem se desmotivar, podendo inclusive buscar novos desafios no mercado.

Nesse sentido, o departamento de RH deve realizar uma análise a respeito do modelo de avaliação de desempenho que se enquadre na estratégia e orçamento organizacional. Com isso, o processo será mais assertivo, adaptando-se a realidade das equipes.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje, a tecnologia permite que o RH de pequenas e microempresas sejam beneficiados com softwares e aplicativos que otimizam a gestão de pessoas. Com as soluções da Peex Brasil, você conseguirá aplicar avaliações de desempenho e feedbacks de forma rápida, segura e assertiva.

Descubra como lidar com cada profissional, como melhorar os seus resultados e quais são os colaboradores que estão apresentando resultados acima da média. Entre em contato com a equipe da Peex Brasil para conhecer mais sobre os nossos produtos.

Lembre-se de se inscrever em nossa newsletter e curtir a nossa página no facebook para continuar recebendo conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Saiba como usar a avaliação de desempenho em pequenas e médias empresas

Você precisa de um RH estratégico? Conheça a Peex Brasil

Invista em um RH digital e impulsione seus resultados