Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona?

Já faz algum tempo que trouxemos em nosso blog a temática do futuro do trabalho e suas carreiras. Nele, mostramos como a tecnologia seria essencial no mundo corporativo e a importância de preparar a sua gestão para esse momento. Hoje, vamos exemplificar essa transformação falando um pouco mais sobre a carteira de trabalho digital que já começou a substituir a física. 

Sim, atualmente você pode acessar e atualizar o histórico trabalhista de seus colaboradores digitalmente. Mas, como esse assunto ainda é novidade para muitos gestores e colaboradores, vale a pena acompanhar a leitura até o final.

Afinal, o que é a carteira de trabalho digital?

Assim como outros documentos pessoais, a carteira de trabalho também adentrou o universo digital. Nessa versão online do documento você comprova todas as informações relacionadas ao passado trabalhista. Por exemplo, contratos, rescisões e até mudanças de salário ou benefícios anteriores.

Como ela funciona?

Seu funcionamento é bem simples, tanto para empregados quanto para empregadores. Basta o dono do documento fazer o download do aplicativo na versão mobile iOS, Android ou acessando o site que é gerenciado pelo governo federal. Depois, é só solicitar a habilitação do documento digital.

Lembrando que o CPF associado ao documento deve possuir cadastro autenticado no site do governo. Após a conclusão dessas etapas, a carteira de trabalho digital já estará disponível para consultas ou atualizações.

Vale destacar que para o setor de RH também ficou fácil fazer modificações na carteira digital como, por exemplo, contratação, desligamento ou aumentos salariais. Basta acessar o portal eSocial com o login da organização e cadastrar o CPF do funcionário.

Por que utilizar a carteira de trabalho digital?

Você pode estar se perguntando o motivo dessa mudança uma vez que o formato físico é utilizado desde 1969. Primeiramente, precisamos considerar que o digital traz mais eficiência no processo de recrutamento, desligamento ou mudança de cargos e salários. Isso porque basta o RH acessar o sistema adequado para atualizar as informações.

Também traz mais segurança e praticidade para colaboradores que não precisam mais carregar um documento tão importante na rua. E por falar em proteção, não podemos deixar de mencionar que todos ficam mais seguros contra fraudes, já que a versão de carteira de trabalho digital funciona em uma plataforma do governo preparada para combater práticas ilegais.

Mas, fique atento: diferentemente da versão impressa, a digital não serve como comprovante de identidade. Ou seja, ainda é preciso exigir RG, CNH ou certidão de nascimento na hora da seleção e contratação.

A versão digital acaba com a validade da impressa?

Não. Inclusive, a recomendação para quem ainda possui a carteira de trabalho física é de guardá-la em segurança para uma eventual necessidade. Contudo, ela definitivamente complementa o modelo mais tradicional.

Especialmente para as organizações que utilizam metodologia de um RH estratégico e otimizado. Onde controle, análise e proteção de dados através do uso de plataformas e sistemas digitais fazem parte da rotina diária. Afinal, nada melhor do que poder consultar ou atualizar informações com alguns cliques quando for preciso, não é mesmo?

Então, se a sua organização ainda não utiliza a carteira de trabalho digital em seus processos, está na hora de atualizá-los. E como você acabou de ler, todas as etapas são bem simples e rápidas.

Quer receber mais novidades como essa? É só se cadastrar gratuitamente em nossa newsletter.