smartpeex

Você sabia que hoje é possível ter um excelente RH em pequenas empresas sem gastar muito? Isso mesmo! Com o avanço da tecnologia foi possível simplificar processos, reduzir gastos e entregar soluções reais para micro e pequenas empresas. 

Continue a leitura para aprender mais.

O RH em micro e pequenas empresas é realmente necessário?

Um dos grandes mitos no mundo corporativo é que um departamento de recursos humanos eficiente e bem estruturado só é necessário quando a organização está em um patamar elevado. Porém, como todo bom gestor sabe, é a partir das estratégias e estruturação do RH que a empresa terá um desenvolvimento efetivo.

Então sim, todas as organizações que pretendem evoluir para se manter competitiva no cenário atual, e futuro, precisam de um excelente setor de RH. E com a tecnologia muitos impeditivos foram eliminados, principalmente os relacionados a necessidade de altos investimentos para ter direito de utilizar um bom sistema de gestão.

Como plataformas e ferramentas ajudam o RH em pequenas empresas?

Atualmente existem inúmeras possibilidades digitais para otimizar os processos do departamento de recursos humanos em pequenas empresas. Desde as etapas mais simples, como controle de ponto digital, até as mais complexas como a coleta e análise de dados de desempenho ou pesquisa de clima.

Sua utilização também traz outros benefícios como, por exemplo:

  • Recolocação de talentos não aproveitados;
  • Informações concretas para estruturar feedbacks;
  • Fortalecimento da cultura e dos valores da organização;
  • Integração e comunicação entre setores;
  • Redução de custos e turnovers;

Claro que não poderíamos deixar de mencionar os três pilares fundamentais para o crescimento das organizações a partir de um RH estratégico. Por isso, a seguir você confere de maneira mais completa as três principais vantagens de estruturar adequadamente o RH em pequenas empresas com a ajuda do universo digital.

Quais as principais vantagens de utilizar a tecnologia para estruturar o RH em pequenas empresas?

Com as melhores plataformas de gestão para pequenas empresas você consegue investir seus recursos financeiros de forma mais rentável. Um bom exemplo é a nossa ferramenta Smart Peex que permite a avaliação de até 07 colaboradores de forma GRATUITA. Ou seja, é possível colocar em prática ações de gerenciamento adequado sem afetar o caixa da empresa. E tem mais:

1) Avaliações de desempenhos assertivas

Crescimento, faturamento e lucratividade só são possíveis quando existe um bom desempenho, certo? Por isso, as micro e pequenas empresas também precisam ter bons processos de avaliação para mensurar com frequência as entregas de cada colaborador. Afinal, é a partir dela e de seus resultados que os gestores conseguem perceber a real situação da equipe.

Além disso, esses dados favorecem tomadas de decisões sobre promoções, desligamentos e até treinamentos para futuros cargos de coordenação ou liderança. E sabemos que para reter os melhores profissionais, as empresas precisam oferecer planos de carreira e ações de reconhecimento com base na performance individual.

2) Identificação dos gaps de seus colaboradores

Será que os gestores de micro e pequenas empresas sabem onde estão os gaps de cada departamento? Quais os pontos fortes e fracos de cada colaborador?

Com a plataforma Smart Peex é possível conhecer um pouco mais cada profissional e entender como cada um tem contribuído com os resultados da empresa. Dessa forma fica ainda mais fácil traçar ações ou planos de treinamento que tragam resultados concretos para o negócio. Isso sem contar que os gestores ou o dono da empresa passam a ter dados confiáveis sobre a realidade para tomar decisões mais embasadas sobre demissões.

3) Aconselhamento e feedback

Por fim, outra grande vantagem das plataformas digitais é que os gestores conseguem concentrar todas as informações e histórico do profissional em um único local. Com isso é possível fornecer aconselhamentos e feedbacks construtivos.

Lembre-se que os feedbacks precisam ser estruturados com dados ou fatos e sempre alinhados com os interesses estratégicos do negócio para que o crescimento do colaborador seja condizente com o da organização. São esses momentos de troca entre liderança e liderados que farão a diferença para o sucesso das micro e pequenas empresas. Ou seja, quanto mais estruturado, melhor.

Agora que você já sabe que a SmartPeex pode ajudar na construção de um RH mais estratégico em micro e pequenas empresas é só clicar aqui e começar a usar!