Responsabilidade social e os seus impactos no mundo corporativo

Nas últimas semanas a responsabilidade social foi um dos assuntos que ganhou destaque

Com a chegada do COVID-19 (coronavírus) um dos assuntos que ganhou destaque e atraiu a atenção da população foi a responsabilidade social. Vivemos uma crise histórica que assola a saúde em muitos países pelo mundo. Não por acaso, inúmeras pessoas começaram a se questionar sobre as ações e posturas de muitas empresas diante da crise.

Entretanto, não é de hoje que a responsabilidade social empresarial vem sendo debatida dentro dos negócios. Com os novos padrões de consumo e o acesso fácil a todo tipo de informação, a sociedade passou a valorizar as organizações que tivessem uma postura ativa diante de suas ações.

Gestores, empreendedores e profissionais de RH possuem missões estratégicas dentro das empresas e precisam estar atualizados sobre as melhores práticas do mercado. Por isso, achamos importante refletir sobre o assunto.

Leia também: Qual é o papel do RH no combate ao Coronavírus?

O que é responsabilidade social empresarial ?

Também conhecida como RSE, a responsabilidade social empresarial é definida pela ISO 26000:2010 da seguinte maneira:

“Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento, e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.”

Ou seja, ela engloba todas as ações e iniciativas das empresas que possuem o objetivo de melhorar o mundo, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. Vale reforçar que ela não está apenas relacionada ao meio ambiente, mas sim à temas variados que trazem transformação ou impactos positivos para a sociedade como um todo.

Na maioria dos casos a escolha do tema está diretamente relacionada com a estratégia ou propósito do negócio.

Quais são as vantagens de implementar a RSE?

A responsabilidade social aplicada com transparência e comprometimento, pode favorecer não apenas a sociedade como um todo, mas também a imagem da organização e a retenção de talentos.

Atualmente muitas empresas estão vinculando a RSE com o seu branding para melhorar o valor agregado do negócio. Como consequência, os benefícios costumam ser muito positivos, ajudando a fidelizar clientes e colaboradores de alta performance.

Se você é líder ou profissional de RH essa pode ser uma boa estratégia para melhorar o engajamento ou até mesmo a motivação da equipe. Afinal, é cada vez mais comum os profissionais, em especial os da nova geração, buscar propósitos e causas dentro das empresas.

Tenha em mente que inúmeros profissionais querem contribuir com um motivo maior que apenas metas corporativas. Esse pode ser um excelente caminho para atrair esses profissionais ao mesmo tempo em a empresa fortalece estratégias para um desenvolvimento sustentável.

Não se engane

Por fim vale ressaltar que, independente da empresa possuir uma política de RSE ativa ou não, em alguns momentos todos nós seremos cobrados pelas nossas ações. Contextos como o que vivemos hoje com a pandemia do coronavírus exigem que pessoas e empresas assumam uma postura de responsabilidade social para ajudar no combate à propagação do vírus.

Por isso, é fundamental que todos os profissionais e gestores estejam atentos. Buscar informações, desenvolver habilidades e pensar em formas de contribuir para um futuro melhor é essencial para que as empresas sobrevivam em um mundo tão volátil.

Outros conteúdos que você vai gostar:

Home office: o futuro que dominou a nossa realidade

Comunicação não-violenta: a humanização durante períodos de crise