Diversidade nas empresas: como colocar em prática?

Não é novidade que a diversidade nas empresas impulsiona os ganhos financeiros, o engajamento e a inovação. Mas, você sabe como colocar em prática?

São inúmeros os benefícios de ter uma equipe diversificada. Empresas que não investem na diversidade ou que não sabem como colocá-la em prática acabam perdendo vantagem competitiva e oportunidades de inovação diante dos concorrentes.

Hoje, ter uma cultura organizacional inclusiva faz toda a diferença na hora de reter os melhores colaboradores ou até mesmo atingir resultados exponenciais. Mas, para isso, os líderes e profissionais de RH precisam estar preparados para implantar práticas de inclusão.

Acompanhe-me na leitura para conhecer algumas ações que ajudam a valorizar a diversidade no ambiente corporativo. Para saber mais, confira também: liderança feminina e a sua importância para o mundo corporativo.

Faça um diagnóstico da cultura atual

Antes de mais nada, os gestores precisam avaliar o cenário atual para compreender se existe alguma barreira para a implantação da diversidade ou se os colaboradores já estão preparados para lidar com o tema.

Se não houver um contexto favorável, onde a maioria dos profissionais não compreende o que é diversidade e qual a sua importância para a construção de um ambiente melhor, dificilmente as ações propostas terão o sucesso esperado.

Invista em treinamentos e ações educativas

Vale a pena investir em capacitações ou até mesmo ações educativas que trarão mais conhecimento e consciência sobre as diferentes etnias, culturas, crenças, estilos de vida e deficiências. Quanto mais os colaboradores conhecerem sobre o assunto, mais fácil será a estruturação de ações para implantar políticas disruptivas.

Além disso, esses treinamentos ajudam a melhorar o respeito, a empatia e a colaboração no ambiente de trabalho. Infelizmente ainda é comum vermos profissionais que acreditam exclusivamente na sua opinião sobre o mundo ou processos. Esse perfil comportamental muitas vezes gera prejuízos financeiros para a organização e dissemina conflitos internos.

Estruture os processos considerando as novas políticas

Outro ponto importante para colocar em prática a diversidade nas empresas é a reestruturação de processos. Por exemplo, sabemos que o processo de recrutamento e seleção é a porta de entrada da organização. Logo, a metodologia utilizada precisa valorizar os aspectos profissionais de cada um e minimizar qualquer pré-conceito decorrente de características pessoais.

Sabemos que muitas empresas deixam de contratar candidatos pela idade. Mas, será que a experiência profissional, o preparo acadêmico e a maturidade desse profissional não poderia alavancar a performance de um departamento repleto de colaboradores imaturos? Reflexões como essa são importantes para avaliar o real objetivo da contratação.

Por fim, é importante ressaltar que o RH precisa participar ativamente de todo o processo de implementação. Além disso, os líderes são peça chave, pois são os multiplicadores de todas as iniciativas estabelecidas pelo RH. Sem o envolvimento de toda a organização, dificilmente haverá o respeito pelas diferenças ou o fortalecimento da nova cultura.

Para maximizar o capital humano de forma assertiva, conte com ferramentas capazes de auxiliar os líderes na identificação do perfil comportamental, da performance e do desenvolvimento. Entre em contato com a Peex Brasil para conhecer mais sobre as soluções disponíveis.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Descubra se a liderança atual está contribuindo para o futuro da organização

Conheça a sua empresa