Liderança feminina e a sua importância para o mundo corporativo

É notório o espaço que as mulheres estão conquistando no mundo corporativo, mas, será que as condições de trabalho são iguais? Será que os gestores de RH conhecem os diferenciais da liderança feminina para a estratégia da empresa?

Em post anterior falamos sobre a importância de valorizar a diversidade no ambiente de trabalho para que as empresas possam alcançar resultados inovadores e manter a competitividade no mercado de trabalho. Nesse contexto, vale lembrar que a liderança feminina está ganhando cada vez mais destaque.

Infelizmente, ainda encontramos organizações que não perceberam as vantagens da diversidade de gênero nos negócios. Por isso, se você é líder ou gestor de RH, acompanhe-me na leitura para não ficar de fora do assunto.

Maximize o aproveitamento do capital humano da sua empresa e veja os resultados evoluírem. Para saber mais sobre como ter um RH estratégico, leia também: Gestão estratégica de recursos humanos, você utiliza? 

Mulheres no mundo corporativo

Segundo a 14ª edição da pesquisa International Business Report – Women in Businessda Grant Thornton, em 2018 houveram evoluções significativas em relação a participação das mulheres nas organizações. Segundo dados da pesquisa:

“A porcentagem de empresas com ao menos uma mulher na gestão sênior apresentou um aumento significativo de 66% para 75%, o que significa que muito mais empresas atingiram algum nível de equilíbrio de gênero.”

Além disso, notou-se a aplicação de algumas práticas de inclusão, como, por exemplo, a igualdade entre a remuneração dos homens e mulheres que exercem o mesmo cargo, bem como licença maternidade e paternidade remuneradas.

Ou seja, a luta das mulheres por melhores condições de trabalho, igualdade, reconhecimento, respeito e desenvolvimento profissional está trazendo resultados concretos. E vale lembrar que essa evolução traz benefícios para os dois lados: as mulheres ganham oportunidades profissionais justas enquanto as empresas conseguem melhorar resultados, atrair e reter colaboradores, colocar em prática valores organizacionais e muito mais.

Os diferenciais da liderança feminina

Além dos impactos positivos nos resultados financeiros, empresas que possuem liderança feminina contemplam outros benefícios que favorecem a performance, motivação e engajamento das equipes.

A liderança feminina favorece elementos como: relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, empatia e olhar humano, visão sistêmica, persistência diante das dificuldades e atenção aos detalhes que podem fazer a diferença.

Lembre-se que os homens e as mulheres possuem habilidades e características distintas, porém complementares. Por exemplo, enquanto o homem é mais prático para tomar decisões racionais, as mulheres costumam apresentar uma comunicação mais fluída e humana. Por isso, quanto mais equilibrado for um time, maior a chance da performance atingir patamares elevados.

Competência e potencial em primeiro lugar

Como anda a liderança feminina na sua empresa? As mulheres estão ocupando cargos sênior? Existem políticas de igualdade e desenvolvimento profissional para todos? Essas são algumas reflexões importantes para as equipes de RH e gestores.

Quanto mais abrangente forem as políticas internas de desenvolvimento profissional, mais qualificada será o quadro de colaboradores. Colocar a competência, o potencial e a performance em primeiro lugar é o segredo do sucesso.

Tenha em mente que os profissionais precisam ser avaliados e aperfeiçoados pelos resultados e empenho que apresentam. Rotular colaboradores, dar margem para a discriminação ou tomar decisões pautadas em comodismo são ações que não contribuirão com o amadurecimento do negócio.

Agora que você já sabe como a liderança feminina pode fortalecer os resultados do seu negócio, que tal maximizar a gestão do capital humano? Entre em contato com a Peex Brasil para encontrar soluções para a sua equipe.

E lembre-se de se inscrever em nossa newsletter para continuar recebendo conteúdo atualizado.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Comunicação não violenta: significado e importância para as empresas

3 sinais de que é hora de começar a inovação no RH