Você já parou para pensar quais serão as habilidades necessárias para gerir o RH do futuro?
Com o passar dos anos as transformações na sociedade e nos modelos econômicos exigem uma reestruturação das organizações. Diante disso, os profissionais também precisam se reinventar para acompanhar as novas tendências, tecnologias e processos. E, não pense que os profissionais de gestão de pessoas estão fora desse ciclo, buscar atualização é essencial para fazer parte do RH do futuro.
Todos sabemos que o RH hoje possui um papel estratégico dentro das organizações. Afinal, ele é o responsável por levar os colaboradores do ponto atual ao desejado pelos objetivos da alta gestão. É com a ajuda do RH que as empresas conseguem fortalecer a cultura organizacional, proporcionar um ambiente de trabalho harmônico, oferecer benefícios vantajosos aos colaboradores, traçar iniciativas para retenção de talentos e muito mais.
Mas, a verdade é que esse setor precisa se reinventar todos os dias. Não é fácil acompanhar as mudanças do mercado, os interesses das novas gerações e a evolução das estratégias que garantem a sobrevivência do negócio. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre as habilidades necessárias nesse cenário.
Foco no capital humano
O ser humano ganhou espaço considerável dentro do mundo corporativo. Se antes as empresas se preocupavam apenas com o lucro e a produtividade, hoje elas entendem que dependem do capital humano para atingir as metas traçadas.
Ou seja, uma organização que não coloca o ser humano no centro do negócio, dificilmente terá sucesso. Lembre-se que todos os interessados no seu negócio são pessoas: clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Se não houver preocupação em gerenciar esses recursos, há uma grande probabilidade dos resultados serem negativos.
Sabendo disso, os profissionais de RH precisam desenvolver habilidades como: resiliência, inteligência emocional, empatia e compaixão. Os gestores precisam compreender as dores e necessidades dos seres humanos para gerenciar expectativas e até mesmo conflitos.
Além disso, o RH será cada vez mais responsável pela construção de uma cultura forte e de ambientes de trabalho inspiradores. Através de metas e visões claras para todos, muitas empresas estão crescendo com a participação ativa dos profissionais de RH nesse processo de reestruturação e fortalecimento. Compreender essa tendência e buscar conhecimento para participar desse momento é crucial para aqueles profissionais de RH que querem evoluir na carreira.
Curiosidade e criatividade
Foi-se o tempo em que os colaboradores responsáveis pela gestão de pessoas tinham que passar o dia trabalhando com processos burocráticos. Nessa nova realidade em que vivemos esses profissionais precisam desenvolver a curiosidade e a criatividade para remodelar as atividades diárias.
O RH do futuro será construído com base em modelos inovadores, processos ágeis e muita análise de dados. Por isso, os profissionais precisam começar a compreender essas novas metodologias e ferramentas que estão conquistando as empresas:
Saber gerenciar momentos e processos de transição
Fique atento também as habilidades relacionadas ao gerenciamento de transições. Sim, o RH precisa auxiliar os outros departamentos quando o assunto é transformação. Por isso, o primeiro passo é que os profissionais de gestão de pessoas saibam como conduzir processos que podem envolver tensão, conflitos, mudança de mindset e até mesmo falta de recursos.
Lembre-se que o RH precisa gerenciar os executivos quando a organização passa por momentos delicados ou até mesmo de remodelação cultural. Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras mudanças que tendem a ocorrer nas empresas nos próximos anos.
Vale reforçar que o RH não pode mais se esconder sobre os processos burocráticos, fiscais ou básicos de contratação e desligamento de colaboradores. Há uma necessidade crescente que esse departamento assuma um papel ativo e holístico dentro das empresas.
Você concorda? Como você vê o RH do futuro? Deixe a sua opinião nos comentários.
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