Não espere o amanhã, o futuro já começou!
Você já ouviu falar sobre a quarta revolução industrial? Muito se diz sobre como a tecnologia, a inteligência artificial e os robôs estão conseguindo aumentar e transformar os modelos de produção ou de economia da nossa sociedade. Diante dessas transformações, é crucial que as empresas e os profissionais de RH saibam como gerenciar as carreiras do futuro.
Esse assunto é tão importante que tem ganhado destaque em inúmeros estudos e capas de revistas que são referências no ramo de gestão de pessoas. Por exemplo, a revista HSM Management trouxe em sua última edição uma extensa reportagem que abordou O futuro do trabalho.
Tudo isso traz a tona um questionamento importante: o que a sua empresa tem feito para preparar o RH quando o assunto é carreiras do futuro? Como a sua equipe está lidando com todas as transformações que estão ocorrendo no mercado? A sua empresa está preparada para extrair os ganhos dessa transformação?
Não fique fora dessa! Continue a leitura e não seja pego de surpresa pelo futuro.
Mudar não é fácil!
Pode parecer óbvio, mas esse ponto precisa ser levado em conta pelos profissionais de RH e líderes das organizações. Nenhuma mudança é fácil. Toda transição exige esforço, dedicação e energia de todos os envolvidos. Além disso, esse momento pode ser desgastante, aumentando os conflitos internos.
Tenha em mente que isso é normal e exige uma atuação ativa do departamento de RH. Com o acompanhamento certo, ações de prevenção bem planejadas e uma boa estrutura de desenvolvimento dos colaboradores, as empresas conseguem implantar mudanças profundas que impactam positivamente nos resultados gerais do negócio.
Logo, o primeiro passo para conseguir gerir as carreiras do futuro é treinar os colaboradores de recursos humanos e os líderes dos departamentos para que eles possam compreender melhor todo o processo de transição do mercado e as novas habilidades necessárias.
Ao inserir esses profissionais nas novas tendências, tecnologias e carreiras existentes, as possibilidades de construção colaborativa aumentam. Além disso, a organização consegue estabelecer novas estratégias assertivas para a transformação positiva do negócio.
Será que os robôs dominarão as empresas?
Será que o homem será substituído por robôs? Será que as empresas não precisarão de RH daqui alguns anos? Essas e outras dúvidas são muito comuns quando falamos sobre o futuro do trabalho.
Calma! Nem tudo está perdido. Sabemos que nem todas as atividades humanas podem ser substituídas pela tecnologia e que toda mudança sempre abrirá espaço para novas carreiras. Basta compararmos as profissões atuais com as existentes no mercado 50 anos atrás. Quantas ocupações surgiram nesse período? Quantas profissões foram originadas com a expansão da tecnologia?
Sabendo disso, as empresas precisam criar desde já um plano de ação para que o RH possa ocupar uma posição central no negócio, participando ativamente de todos os departamentos para compreender e se envolver com a evolução de cada função. Dessa forma, o RH também ficará mais próximo dos colaboradores da base, facilitando o estímulo ao protagonismo de carreira e desenvolvimento das novas competências necessárias.
De acordo com a reportagem A transição para o futuro do trabalho, da HSM management, a Deloitte acredita que um desafio para as empresas e RH é:
“Redesenhar cargos e funções de acordo com as tecnologias disponíveis e com a capacitação das pessoas. Será imperativo também saber captar e integrar um continuum de talentos, dos tradicionais contratados full-time a terceirizados, freelancers e os vindos por meio de crowdsourcing. A implementação de novos modelos de estrutura organizacional, liderança, cultura e remuneração é esperada.
e olharmos o mercado hoje e compararmos com as ocupações existentes há 50 anos atrás, quantas profissões novas já surgiram? Quantas especializações ganharam espaço nas universidades com a explosão da tecnologia?”
Prepare a sua equipe para as carreiras do futuro
Como gestor de RH ou líder de equipe, o seu papel é estimular o desenvolvimento de cada membro da equipe. Lembre-se de sempre mostrar para os colaboradores como o mercado está se transformando e como o protagonismo dele é importante para a estruturação de uma carreira produtiva.
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