3 maneiras de fortalecer uma cultura ágil com a avaliação de desempenho

Implementar uma cultura ágil pode ser demorado e trabalhoso.

Mas não se assuste, existem formas de facilitar o processo. Estruturar boas avaliações de desempenho é uma das formas para conseguir mudar os hábitos dos colaboradores e reforçar pontos cruciais do agile.

E não só para isso. As informações coletadas nas análises de desempenho dos profissionais, serve como auxílio para a tomada de decisão estratégica. Por isso, recomendamos que você continue a leitura e fortaleça o seu processo de avaliação em 2023.

1 Feedback contínuo

Equipes ágeis precisam de avaliações frequentes para que possam identificar rapidamente os pontos que estão funcionando e os que precisam ser aprimorados. Por isso, o seu processo de avaliação de desempenho precisa fornecer agilidade para que as equipes corrijam seus erros o quanto antes.

Uma ferramenta que ajuda nesse momento é o feedback. Quanto mais frequente e dinâmica for a comunicação entre o líder e a equipe, maiores as chances do departamento realizar entregas de qualidade, alinhadas com as estratégias do negócio.

Para te ajudar nessa missão, nós desenvolvemos sistemas de RH que permitem a identificação rápida de informações cruciais para a construção de feedbacks construtivos. A agilidade no armazenamento e acesso aos dados de desempenho dos profissionais é um dos segredos para tornar esse processo assertivo.

Quer saber mais? Clique aqui.

2 Metas mensais ou trimestrais 

Outro ponto de atenção para que a avaliação de desempenho fortaleça uma cultura ágil é a mensuração de resultados. Se a sua empresa ainda realiza avaliações anuais, fique atento. Essa não é uma boa prática para equipes que precisam ser ágeis.

Quanto menor for o período avaliado, mais rápido o colaborador compreenderá as ações que precisam ser tomadas para otimizar as suas entregas. Consequentemente, melhor será o resultado no final do ano.

Para exemplificar, imagine um vendedor que não atingiu as metas em nenhum mês desse ano. Caso a empresa faça avaliações anuais, o negócio sofreu um prejuízo alto, considerando os 12 meses de venda abaixo do esperado.

Entretanto, se a avaliação fosse trimestral ou se o líder investisse mais tempo fornecendo feedbacks mensais ou até mesmo quinzenais, dependendo da gravidade, esse mesmo vendedor poderia ter contornado o baixo desempenho. Ou seja, oferecer informações rápidas que viabilizem a construção de um plano de ação dinâmico pode fazer toda a diferença no faturamento do seu negócio.

3 Avaliação da equipe

Por fim, vale um lembrete quando o assunto é cultura ágil: trabalho em equipe. Para que essa metodologia funcione dentro das empresas, os colaboradores precisam trabalhar em conjunto. Seja dentro de um projeto específico ou como um todo dentro dos departamentos.

Logo, as avaliações da empresa precisam levar em consideração a análise individual de cada um, mas também o esforço do time. É importante mensurar e observar como os profissionais atuaram dentro da equipe, como foram as entregas gerais e o que poderia ter gerado um retorno melhor.

O incentivo do trabalho colaborativo, assim como o reconhecimento dos bons resultados é uma estratégia muito importante. Além de fortalecer a cultura ágil, essa atitude impulsiona o engajamento e minimiza os conflitos internos.

Invista em ferramentas que tragam retornos

Agora que você já sabe como a avaliação de desempenho pode fazer toda a diferença, está na hora de colocá-la em prática! Aproveite as vantagens dos Sistemas Peex Brasil para aprimorar a performance da sua equipe.

Faça como as grandes empresas que utilizam o nosso sistema:

Clientes Peex Brasil

Para agendar uma demonstração gratuita, basta clicar aqui e conversar com um de nossos consultores. Não perca essa oportunidade de melhorar a performance do seu negócio em 2020.

Confira também:

3 vantagens do Sistema Peex Brasil para melhorar os resultados da sua empresa

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?