4 maneiras de superar a baixa produtividade dos colaboradores

Como anda o desempenho da sua equipe? Você sabe o que fazer com os índices de baixa produtividade? Confira.

A baixa produtividade é um problema que pode acabar com um negócio. Além de impactar nos resultados financeiros, o mal desempenho e as desmotivação dos colaboradores pode atrapalhar, e muito, o relacionamento com os clientes ou até mesmo destruir o clima interno.

Se você está enfrentando algum problema de baixo desempenho com a sua equipe, fique atento. Um colaborador desmotivado pode acabar intoxicando outros membros da equipe, causando um efeito dominó.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você possa contornar essa situação. Descubra o que fazer quando identificar resultados abaixo do esperado nas avaliações de desempenho. Para saber mais sobre gestão de talentos, recomendamos a leitura do nosso ebook: Matriz nine box – Tudo o que você precisa saber.  

1. Faça um diagnóstico da situação

Antes de mais nada, tenha certeza de que o desempenho apresentado está baixo. Para isso, recomendamos que você implemente uma boa metodologia de avaliação de desempenho. Ao utilizar dados confiáveis, os gestores de RH e líderes passam a ser mais assertivo nas análises da equipe.

Feito isso, você conseguirá avaliar a evolução de cada colaborador ao longo dos períodos determinados. Identifique aqueles que não estão alcançando as metas ou que apresentam comportamentos inapropriados. Lembre-se de elencar os motivos que podem estar influenciando a queda de produtividade desse profissional.

Nesse momento, é importante que o líder tenha uma conversa franca com o colaborador, questionando as suas entregas ou comportamentos. Dê espaço para que o profissional possa expressar os seus sentimentos e explicar a situação.

Outra dica importante é não realizar julgamentos sem realmente entender o que está acontecendo com o liderado. Afinal, sabemos que imprevistos e problemas acontecem com todos. O apoio do líder é fundamental e pode fazer toda a diferença na recuperação da performance.

2. Defina uma ação: atualização, desenvolvimento ou remanejamento

Após compreender o cenário atual, você precisará definir algumas ações de melhoria. Elas podem estar relacionadas a atualização, desenvolvimento ou remanejamento do profissional. Para decidir qual é o melhor caminho, leve em conta os fatores identificados no passo anterior.

Por exemplo, se o seu colaborador não está conseguindo realizar as atividades pois os processos evoluíram e ele não domina mais as ferramentas, é válido pensar em iniciativas para atualizar as habilidades desse profissional. Tenha em mente que vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, onde informações e tecnologias evoluem em questão de meses ou até mesmo dias. Por isso, ter uma equipe com conhecimentos reciclados é o segredo para manter uma performance elevada.

Não se esqueça de envolver o seu liderado nessa estruturação de atividades. A comunicação transparente favorece a aproximação e o engajamento do colaborador.

3. Avalie os resultados

Depois de traçar um plano de ação em conjunto com o colaborador, estipule indicadores que possam mensurar a evolução do profissional. Não adianta estruturar um caminho de melhoria sem que os resultados sejam avaliados, principalmente se houver investimento envolvido.

Além disso, ofereça feedbacks construtivos durante esse período para nortear o seu liderado. Através dessas conversas ele saberá o que continua fazendo errado e o que está trazendo resultados. Lembre-se de não focar apenas nas críticas, mas também nos elogios e reconhecimentos.

4. Em último caso, faça o desligamento

Caso nenhuma das ações ajude a melhorar o desempenho do profissional, poderá ser necessário avaliar os impactos do seu desligamentos. Vale reforçar que essa decisão deve ser tomada em último caso pois acaba interferindo em toda a equipe, além de gerar custos para a empresa.

O papel no líder na identificação e desenvolvimento dos colaboradores com baixa produtividade é crucial. Sem esse acompanhamento, os profissionais podem ficar cada vez mais desmotivados e apresentar comportamentos ou entregas inapropriadas para as estratégias do negócio.

Por isso, contar com ferramentas especializadas em avaliação de desempenho e maximização do capital humano é uma solução que tem gerado muitos resultados positivos para inúmeras organizações. Para saber mais, entre em contato com a Peex Brasil e agende uma demonstração gratuita. Descubra como pode ser fácil otimizar a gestão de pessoas.

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