Como identificar um bom líder? Confira algumas dicas infalíveis

Com certeza você já deve ter entrado em contato com inúmeros conteúdos sobre liderança. Geralmente eles são focados em tipos de liderança, como ser um ótimo líder ou algo nesse sentido. Mas você sabe como identificar um bom líder? E por que isso é tão importante?

Ambas as perguntas são fundamentais para você que é dono de um negócio, gestor de equipes ou profissional de RH. Afinal, os líderes são peça chave dentro de todas as organizações, não é mesmo? 

E mesmo que muitos acreditem saber identificar um líder ideal a quilômetros de distância, nada adianta se esse reconhecimento é baseado em ideais antigos. Por isso, hoje vamos te trazer algumas dicas para que essa identificação seja mais prática.

Qual é o perfil de um bom líder?

Em primeiro lugar é necessário se livrar de qualquer crença antiga na qual um bom líder se resume apenas em saber dar ordens, cobrar e ser excepcional em sua área. Não que essas características não sejam importantes, mas existem vários outros fatores para ficar de olho.

Por isso, precisamos considerar algumas habilidades, em sua maioria soft skills, que colaboram para a formação de um bom líder. Para exemplificar, podemos citar: comunicação não violenta, resiliência, empatia, adaptabilidade, gestão de conflitos, gestão de emoções, entre outras.

Lembre-se que esse colaborador será responsável por motivar, incentivar, inspirar, desenvolver e gerir uma equipe toda. Ou seja, atividades que impactam diretamente na produtividade, desempenho, engajamento e satisfação dos outros colaboradores da organização.

Isso explica porque não podemos apenas observar se o profissional sabe dar ordens e cobrar. É necessário verificar se ele tem práticas humanizadas e constrói bons relacionamentos com a sua equipe.

Dicas para identificar um bom líder

1) Atenção ao seu perfil comportamental

Como destacamos acima, as softs skills acabam possuindo um peso muito grande na hora de liderar. Além disso, o perfil comportamental do profissional também diz muito sobre a possibilidade dele ser um bom líder.

E a boa notícia é que as empresas já conseguem avaliar alguns desses fatores com ferramentas e testes apropriados. Seja no processo de recrutamento e seleção, nas dinâmicas em grupo ou até mesmo em um momento de promoção dentro da equipe. O RH possui formas de conferir se o perfil e as soft skills do candidato estão alinhadas com o cargo de liderança. 

2) Acompanhe os indicadores de satisfação e engajamento

Os dados não mentem, principalmente se forem coletados da maneira correta. Por isso as empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas e tecnologia capazes de coletar informações em tempo real. 

Um bom exemplo é a ferramenta da Peex Brasil de Pesquisas de Clima Pulse com e-NPS que permite aplicação de pesquisas dinâmicas e frequentes para coletar a opinião dos colaboradores sobre seus gestores. Isso ajuda a identificar rapidamente quais os setores que estão com boas lideranças e quais aqueles que estão com líderes tóxicos.

Além disso, essas pesquisas também ajudam a entender em qual momento o líder está deixando a desejar: é na avaliação de desempenho? É na hora de cobrar alguma tarefa? É falta de comunicação? Falta de suporte nos momentos críticos ou de dúvidas? Falta de ética? 

Lembre-se que os liderados sempre terão muitas informações valiosas sobre o dia a dia de seus líderes. Para agendar uma demonstração gratuita da nossa Pesquisa de Clima Pulse e saber mais como podemos ajudar o seu negócio, é só clicar aqui.

3) Um bom líder possui inteligência emocional

Você já viu algum líder perdendo a cabeça e gritando com algum colaborador em público? Ou já ficou sabendo de algum feedback onde o líder humilhou o colaborador? Infelizmente essas práticas acontecem e são sinais de alerta.

Tenha em mente que bons líderes são aqueles que sabem lidar com as emoções, sejam dele ou dos que estão por perto. Além disso, eles também sabem como conversar, como cobrar, como dar um feedback negativo ou uma notícia ruim de forma amigável.

Por isso, recomendamos que você sempre valorize os profissionais que sabem gerir emoções, conflitos e que lidam bem com a pressão. Esses colaboradores provavelmente serão bons líderes e ajudarão a equipe de forma construtiva. 

4) Utilize ferramentas próprias para Gestão de Pessoas

Por fim, outra maneira muito assertiva de identificar profissionais com bom perfil para cargos de liderança é através de bons sistemas para gestão de pessoas. Por exemplo, você sabia que existem sistemas que te ajudam a avaliar, acompanhar e promover colaboradores aos cargos corretos?

Aqui na Peex Brasil nós temos sistemas que ajudam empresas de todos os portes e segmentos do mercado. Com eles a equipe de RH e os gestores do negócio conseguem avaliar o desempenho, gerir metas, estruturar bons feedbacks e criar planos de desenvolvimento assertivos.

Mas, a melhor parte é que utilizamos a matriz 9box para facilitar a identificação dos profissionais que possuem desempenho e potencial acima da média. Dessa forma fica muito mais fácil do RH encontrar os possíveis líderes de cada departamento, reter talentos e melhorar os pontos fracos de cada um. 

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