Agilidade: essa é a palavra do momento no mercado. Mas, você sabe como colocar a metodologia ágil em prática?
Em post anterior trouxemos para nossos leitores o significado do método ágil e como ele pode tornar o RH das empresas ainda mais estratégico. Agora chegou a hora de entender como é possível colocá-lo em prática.
Diante da complexidade que enfrentamos hoje no mundo corporativo, ficar apenas na teoria não ajuda os executivos a melhorarem os seus resultados. É necessário começar a colocar em prática as novas ferramentas, métodos ou modelos de gestão que estão ganhando cada vez mais força no mercado.
Se você ainda tem dúvidas sobre como pode começar a colocar em prática a metodologia ágil, continue a leitura. Confira 4 dicas para elevar os indicadores do seu departamento de RH. Para ir além: Saiba o que não pode faltar em um planejamento estratégico de RH.
1. Domine o assunto
O primeiro passo para colocar qualquer nova ferramenta ou metodologia em prática é estudar. Compreender o seu significado, vantagens, desvantagens, cases de sucesso, formas de aplicação, impactos e investimentos é de extrema importância.
Ao pular essa etapa de pesquisa e análises, os executivos correm o risco de tomarem decisões com embasamentos superficiais. A consequência disso são prejuízos financeiros em um futuro próximo, quando começar a aparecer os problemas de incompatibilidade entre as estratégias organizacionais e a ferramenta escolhida.
Por isso, separe um tempo para pesquisar sobre a metodologia ágil e entender quais ferramentas existentes estão mais alinhadas com o modelo de negócio da empresa. Outra dica é procurar por cases de sucesso. Isso ajuda a evitar alguns erros que já foram cometidos por outros executivos.
2. Faça um planejamento
É preciso ter um planejamento para a metodologia ágil? Sim! Muitas pessoas ainda acreditam no mito que o método agile não requer organização e preparo. Lembre-se que sem isso os envolvidos podem se perder pelo caminho, “desperdiçando” recursos ou até mesmo inviabilizar processos que estavam funcionando.
Logo, é recomendado que o gestor de RH ou líder responsável pela implantação do agile no departamento levante informações como: recursos disponíveis (financeiro, humano e tempo), estratégias da empresa e setor, políticas internas, cultura organizacional, processos que estão obsoletos ou atividades que geram desperdício e atrasos, metas e etapas para a implantação, entre outros.
Lembre-se que o planejamento não é fundamental apenas no processo inicial, mas também, em todos os projetos onde houver a utilização de métodos ágeis.
3. Prepare os colaboradores
Vale reforçar que os colaboradores são os multiplicadores mais importantes dentro de uma organização. Assim, o executivo de RH precisa treinar e capacitar toda a equipe para que ela possa refletir o novo mindset desejado.
Nos casos onde há um padrão mental extremamente rígido e tradicional, o gestor de RH poderá contar com ajuda externa de consultores ou profissionais especializados em coaching executivo. Profissionais que refletem nos discursos e nas ações os projetos, a cultura organizacional e as estratégias da empresa geram aumentos significativos na performance empresarial.
Caso contrário, os colaboradores correm o risco de continuar praticando hábitos obsoletos ou burocráticos que nada otimizam a rotina.
4. Teste, avalie, corrija e recomece
Quando queremos mudar algo é comum termos pressa ou tentarmos fazer o processo de uma vez para obter resultados mais rápido. Todavia, isso pode ser um grande erro. Por isso, a última dica refere-se a fazer testes e pequenas mudanças gradualmente.
Através dessas transformações localizadas, os envolvidos poderão avaliar os impactos positivos e negativos, colher feedbacks, corrigir as etapas que deram errado e recomeçar sem grandes prejuízos.
Isso evita o erro de realizar uma grande transformação de forma ineficiente e apenas depois verificar os inúmeros imprevistos que são comuns no decorrer das mudanças. Tenha em mente que agilidade, nesse caso, é diferente de fazer as coisas de forma rápida. A metodologia ágil refere-se a entregas resultados com valor percebido de forma mais eficiente e condizente com o cenário atual.
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