4 motivos para estimular o mindset de crescimento nas organizações

A sua equipe gosta de aprender com novos desafios ou costuma evitar tarefas complicadas? Saiba como o mindset de crescimento pode te ajudar.

Não é difícil encontrarmos no mundo corporativo profissionais que se esquivam de desafios, somem na hora de solucionar problemas complexos ou que não querem mais aperfeiçoar os seus conhecimentos. Se a sua equipe prefere ficar na zona de conforto, tome cuidado. Estimular o mindset de crescimento entre os profissionais é extremamente positivo para as empresas.

Departamentos e organizações que não estimulam o desenvolvimento dos colaboradores, não incentivam novos desafios ou que se limitam às atividades rotineiras e conhecimento padrão são mais suscetíveis aos prejuízos da baixa produtividade.

Sabendo disso, os gestores de RH e líderes das equipes precisam estar atentos para identificar o padrão mental de seus liderados. Isso permitirá compreender se as equipes são formadas por profissionais de mindset de crescimento ou fixo. Lembre-se que quando os colaboradores estão abertos ao desenvolvimento e aprendizado, maiores as chances de sucesso da organização.

Continue a leitura e descubra 4 motivos para estimular a mentalidade de crescimento dentro da organização. Tenha uma gestão estratégica e maximize o capital humano disponível. Confira também: Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador.

Superação de desafios e resolução de problemas complexos

Enquanto os profissionais de padrão mental fixo costumam fugir de desafios ou reclamar diante de problemas complexos, os colaboradores com mentalidade de crescimento são mais propensos à encarar essas situações de forma positiva.

Afinal, como são norteados pelo desenvolvimento – seja pessoal ou profissional -, essas situações são ideais para testar os seus conhecimentos e habilidades, além de proporcionar novos aprendizados. Ou seja, é através de situações desafiadoras ou de crises que esses profissionais costumam evoluir.

Sabemos que o mundo corporativo é composto por inúmeros imprevistos, problemas, desafios, erros e crises. Por isso, ter uma equipe preparada para lidar com esses fatores de forma positiva e evolutiva é essencial para qualquer negócio que queira se manter competitivo no mercado.

Aprendizado contínuo

Como anda a atualização profissional dos colaboradores da sua empresa? Há uma preocupação em manter os conhecimentos em dia, buscando informações de diferentes fontes e sobre os assuntos mais atuais? Ou os colaboradores simplesmente “congelaram no tempo” após finalizar a graduação e pós-graduação?

O dinamismo do mercado e da tecnologia tornam a informação cada vez mais instável. Os conhecimentos, habilidades, técnicas, processos e modelos estão sofrendo adaptações e transformações consideráveis em curto espaço de tempo. Logo, as empresas que não acompanharem a evolução do mercado correm um sério risco de ficarem estagnadas em processos pouco lucrativos.

Ao incentivar o padrão de crescimento dentro das organizações, os gestores de RH e líderes viabilizam a busca por atualizações constantes. Lembre-se que profissionais preparados e alinhados com a realidade do mercado conseguem impulsionar a produtividade de forma assertiva, favorecendo resultados financeiros positivos.

Colaboratividade

Outro motivo que destaca a importância do mindset de crescimento dentro das organizações é a colaboratividade. Colaboradores e líderes com padrões fixos apresentam dificuldades em lidar com erros, terceirizando a responsabilidade pelos próprios atos. Muitas vezes, tal postura gera conflitos entre as equipes, desmotivando os outros profissionais envolvidos.

Já os funcionários com mentalidade de desenvolvimento, costumam apresentar atitudes mais amigáveis, favorecendo a cocriação e colaboração entre os envolvidos nos processos. Vale lembrar que as melhores soluções e entregas são realizadas quando há trabalho em equipe ou harmonia no ambiente de trabalho.

Melhoria nos indicadores internos

Por fim, outro motivo para investir no padrão de crescimento dentro das organizações é a melhoria na performance da empresa. Indicadores como produtividade, motivação, satisfação, engajamento e desenvolvimento acabam sofrendo impactos positivos com a mudança do padrão mental do capital humano.

Uma vez que os líderes passam a ser empáticos, elogiam os esforços dos liderados, incentivam o aprendizado e dão suporte em novos desafios, os colaboradores tendem a seguir o exemplo. Além disso, o bom relacionamento e a valorização favorecem a satisfação interna, o engajamento com os projetos, a motivação das equipes, bem como a produtividade.

Também é possível ver melhorias quando os liderados mudam o padrão mental, focando no crescimento. Por exemplo, reclamações sem embasamento diminuem, problemas complexos passam a ser resolvidos com mais eficiência e há uma preocupação em buscar conhecimento capaz de agregar valor nas entregas realizadas.

O que você prefere? Continuar com a equipe na zona de conforto ou estimular o desenvolvimento? Entre em contato com a Peex Brasil e descubra como o nosso sistema de RH pode te ajudar a maximizar o capital humano.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Employee experience: significado e diferencial para as organizações de alta performance

Employer branding: o que é e qual a sua importância?