Insatisfação, desmotivação, falta de engajamento, baixa produtividade, doenças físicas ou mentais e prejuízos financeiros.
Não são poucos os impactos dos líderes tóxicos no mundo corporativo. Sabendo disso, os profissionais de RH possuem um grande desafio quando o assunto é minimizar os danos das lideranças tóxicas.
Infelizmente, o mercado corporativo ainda está repleto de colaboradores e líderes tóxicos que minam a motivação e harmonia das equipes. Em muitos casos, bons profissionais acabam se desligando das empresas ou reduzindo os seus rendimentos por não conseguirem lidar com a toxidade dos colegas. Por isso, o departamento de RH precisa estar atento para identificar as “maçãs podres”.
Pode até parecer impossível, mas, com ações bem estruturadas e planejadas o RH consegue estruturar uma excelente equipe de líderes. Práticas como: pesquisa de clima organizacional, processos de avaliação de desempenho assertivos e uma comunicação interna fortalecida, viabilizam a transformação dos ambientes corporativos.
Se você também enfrenta o desafio de lidar com líderes tóxicos, continue a leitura. Não deixe que os talentos da organização sejam afastados por gestores mal preparados.
Para saber mais, leia também: 5 coisas que todos os líderes tóxicos fazem.
1 Pesquisa de clima organizacional
Uma das ações que ajudam os executivos de RH a identificarem e definirem ações corretivas ou preventivas em relação à liderança tóxica, é a pesquisa de clima organizacional. Através dela os profissionais de RH conseguem coletar dados importantes para a tomada de decisão sobre ações estratégicas para cada departamento.
Lembre-se que quando o anonimato é garantido aos colaboradores, torna-se mais fácil obter informações condizentes com a realidade. Caso contrário, profissionais que se sentem “ameaçados” pela liderança poderão omitir determinadas opiniões por medo de retaliações ou até mesmo demissões.
2 Avaliação de desempenho e políticas de desenvolvimento
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de extrema importância quando o assunto é identificação e desenvolvimento de colaboradores. Mas, para isso, o processo precisa ser bem estruturado, padronizado e englobar a avaliação dos liderados.
Uma das formas mais assertivas de ter uma avaliação de desempenho estratégica é utilizando os sistemas de RH que permitem a automatização do processo. Com o sistema da Peex Brasil, muitas empresas estão conseguindo potencializar as análises dos colaboradores, maximizando o capital humano.
Dessa forma, os gestores de RH conseguem compreender – com base em dados confiáveis – quem são os líderes, como eles estão contribuindo para as metas organizacionais e, se os seus comportamentos são condizentes com as políticas internas. Levando em consideração tais resultados, o executivo de RH passa a ter informações valiosas para traçar um plano de desenvolvimento eficaz, a fim de melhorar os pontos de toxidade daquele líder.
3 Comunicação interna
Vale ressaltar que um dos papéis da gestão de pessoas na atualidade é garantir o bem-estar e a valorização do capital humano. Nesse sentido, é válido os profissionais de RH investirem em uma comunicação interna de qualidade, melhorando a aproximação com os colaboradores da base.
Através dos avisos e comunicados, o departamento de RH consegue reforçar as práticas que são esperadas de todos os colaboradores, os projetos que estão em andamento, bem como os valores existentes na cultura organizacional.
Também é válido criar canais de comunicação direta entre RH e colaboradores, com o objetivo de registrar denúncias, queixas, opiniões, elogios e sugestões de melhoria. Quanto melhor for a comunicação interna, maiores as chances dos colaboradores se sentirem parte da organização.
Ou seja, a melhor forma do RH conseguir minimizar os impactos dos líderes tóxicos é se aproximando dos colaboradores da base. Dar a chance dos liderados expressarem a sua opinião e avaliarem os líderes em relação aos valores e comportamentos desejados pela organização é o melhor caminho para identificar gestores que estão minando o ambiente de trabalho.
Vale reforçar que dessa forma os profissionais de RH não apenas conseguem compreender a realidade de cada departamento, como também conquistam a confiança dos colaboradores.
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