Você sabe como o feedback pode ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa? Confira!
A sua equipe ainda não entendeu para que serve o feedback? Então você pode estar perdendo produtividade, lucratividade e talentos.
Apesar do assunto não ser novo, ainda existem dúvidas que pairam líderes e profissionais de RH. Qual é o seu significado? Será que o feedback realmente é necessário? Quais as mudanças que ele pode gerar? Antes de qualquer coisa, vale afirmar que sim, o feedback é capaz de gerar mudanças nas equipes e aumentar o seu faturamento.
Infelizmente, existem muitos mitos a respeito do termo. Não é difícil encontrarmos gestores que ainda pensam que feedback serve para criticar ou reprimir colaboradores. Por isso, se você é profissional de RH ou líder, vale a pena estar atento ao assunto e relembrar a sua importância para construir equipes de sucesso.
Para saber mais sobre feedback e suas vantagens para a lucratividade do negócio, continue a leitura. Para ir além, leia também: Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador?
O que é feedback?
O significado de feedback está relacionado com o ato de proporcionar retornos referentes a um determinado acontecimento. Dependendo do contexto, as respostas e reações podem ser positivas ou até mesmo negativas.
No mundo corporativo o feedback assume o papel de auxiliar no desenvolvimento de equipes e colaboradores. Uma vez que o líder oferece devolutivas transparentes e construtivas a respeito de comportamentos ou produtividade, os colaboradores passam a compreender os seus pontos fortes e fracos.
Para que serve o feedback?
Como dito anteriormente, o feedback serve para desenvolver o capital intelectual da organização. Vale destacar que ele não se resume a criticar ou elogiar alguém, mas sim oferecer dados produtivos que podem embasar uma transformação positiva.
Por isso é importante que o departamento de RH eduque os líderes e os colaboradores sobre o assunto, para que todos possam dar e receber feedbacks assertivos. Caso contrário, há grande chance de os retornos serem rejeitados, ofensivos ou não retratarem a realidade.
Além disso, o feedback serve como um norteador para um colaborador. Empresas ou departamentos que ainda não implementaram devolutivas recorrentes, correm o risco de ter colaboradores desmotivados e improdutivos. Vale lembrar que a prática traz grandes benefícios para o profissional e, consequentemente, para o negócio. Entretanto, a ausência também é capaz de gerar impactos negativos.
Nesse sentido, o departamento de RH precisa monitorar a frequência e qualidade dos feedbacks entre líderes e liderados, bem como os resultados que as conversas têm acarretado. Se não houver sinais de evolução, o gestor de RH precisa interferir e entender onde está o problema.
Boas práticas de feedback podem aumentar o faturamento do negócio
A partir do momento em que você e sua equipe conseguirem implementar a cultura de feedbacks construtivos e recorrentes, baseados em ferramentas de qualidade, como um bom sistema de RH, haverá mudanças nos resultados financeiros.
Os resultados de um bom desenvolvimento do quadro de colaboradores passam a impactar positivamente no faturamento do negócio. Quando os líderes possuem ferramentas capazes de potencializar o feedback, torna-se possível identificar com mais assertividade os pontos fracos que são limitadores.
Ao eliminar esses fatores e estimular o aperfeiçoamento dos profissionais, a performance do departamento aumenta. E o melhor, as probabilidades de novas soluções a serem desenvolvidas também evoluem.
Pense como um colaborador estagnado e desmotivado pode impedir o crescimento do negócio. Por isso, os líderes e departamento de RH precisam estar atentos ao desempenho e investir em ferramentas que otimizam o processo de gestão de pessoas.
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Dicas valiosas
1. Sistemas de RH
Um dos problemas enfrentados pelos líderes na hora de dar um retorno para a sua equipe é a falta de dados concretos. Provavelmente você já teve um feedback comprometido devido a ausência de informações confiáveis ou até mesmo centralizadas.
Diante desse cenário, os sistemas de RH surgem para oferecer praticidade, segurança e embasamento. Os líderes podem acompanhar em tempo real o desenvolvimento dos seus liderados, construindo feedbacks evolutivos ao mesmo tempo em que analisam os resultados nas mudanças comportamentais.
Já imaginou as vantagens de ter todas as informações necessárias na palma da mão? Com o sistema da Peex Brasil você não correrá mais o risco de perder o timing ou esquecer o assunto abordado na última devolutiva.
Saiba mais: Estruture feedback construtivo com o sistema da Peex Brasil.
2. Novas gerações
Vale ressaltar que as novas gerações valorizam cada vez mais o feedback construtivo. Os novos profissionais buscam organizações que estimulem o plano de carreira, valorizando ambientes que possuem práticas de desenvolvimento.
Acompanhe a evolução do mercado e dê feedbacks utilizando as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado. Entre em contato com a Peex Brasil para agendar uma demonstração gratuita do nosso sistema de RH.
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