Assim como diversos setores da sociedade, o universo corporativo também vem reconhecendo e celebrando o crescimento do protagonismo feminino. Por isso, separamos quatro curiosidades das mulheres no mercado de trabalho atual.

4 fatos curiosos sobre o cenário das mulheres no mercado de trabalho

1) Ainda existe um gap salarial entre os gêneros 

Com certeza houve avanços significativos em relação à diferença salarial ao longo das últimas décadas. Porém, esse gap ainda continua sendo uma pauta relevante nas discussões sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho.

Afinal, se as mulheres possuem o mesmo desempenho e produtividade que seus colegas do gênero oposto porque elas ainda recebem, em média, 13% a menos? Aliás, se tratando de cargos de gestão e gerência essa diferença pode chegar a 20%.

Sem contar que, segundo um levantamento da Pearson, 87% das entrevistadas acreditam não possuírem as mesmas oportunidades que os homens no mercado de trabalho.

Ou seja, tanto as diferenças salariais quanto as oportunidades disponíveis ainda são questões relevantes a serem debatidas nas organizações, pois são lacunas que precisam ser superadas.

2) As mulheres possuem soft skills essenciais para cargos de grande responsabilidade

Muitas organizações já perceberam que as mulheres possuem um conjunto de soft skills essenciais para cargos mais importantes e com altas demandas. Como os de liderança e gestão de grandes projetos e equipes. Isso porque, historicamente, as mulheres aprenderam a ser resilientes diante das dificuldades, além de realizarem inúmeras funções ao mesmo tempo.

Isso sem contar outros fatores como, por exemplo, empatia, criatividade, sensibilidade, foco e até mesmo uma comunicação não violenta.

3) Em períodos de crise as mulheres no mercado de trabalho são mais impactadas que os homens

Um dos sinais que deixaram claro que ainda estamos no meio da jornada e que nossa sociedade ainda tem muito por fazer, são os dados obtidos depois dos primeiros anos de pandemia.

Aproximadamente 16,45% das mulheres estavam desempregadas em 2021. Sendo que o índice médio do desemprego na economia, no mesmo período, era de 13,20%. Além disso, a taxa de desemprego feminino de 2021 chegou em números que não eram vistos desde 2012.

Porém, são em momentos assim que a força feminina persiste e se fortalece. Nesse mesmo momento de pandemia, cerca de 84% das mulheres reavaliaram suas carreiras e decidiram investir no futuro. Inclusive, grande parte das entrevistadas já planeja começar no empreendedorismo em 2022.

4) A grande maioria enfrenta uma jornada dupla 

Por fim, muitas mulheres conciliam o trabalho com a rotina doméstica. Isso não é grande novidade para ninguém, mas você sabia que as horas dedicadas para cuidar dos filhos e da casa são como um segundo trabalho? Afinal, gerenciar um lar e todas as suas tarefas (limpeza, organização, alimentação diária etc.) demanda tempo, energia e esforço físico e mental.

E nessa segunda jornada também existe uma diferença entre gêneros. Segundo uma pesquisa do IBGE de 2019, as mulheres dedicam 18,5 horas semanais para tarefas do lar e cuidado dos filhos, enquanto os homens gastam 10,3 horas.

Com essas curiosidades fica evidente que ainda temos um caminho a ser percorrido dentro das organizações para encontrar a equidade de gênero. Porém, não devemos deixar de celebrar e reconhecer o empoderamento e crescimento constante das mulheres no mercado de trabalho.

Para mais conteúdos sobre as tendências no mercado de trabalho e gestão de pessoas no mundo corporativo basta acompanhar nossas mídias sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.