Passo a passo: descubra como fazer um PDI

Quer descobrir como elaborar um PDI? Confira esse artigo que preparamos especialmente para você

O plano de desenvolvimento individual tem ganhado cada vez mais espaço nas ações de desenvolvimento do RH. Mas, ainda existem muitas dúvidas sobre a melhor maneira de estruturar um plano que realmente traga resultado. Se você também quer saber como elaborar um PDI, continue a leitura.

Para saber mais sobre o assunto, confira esse eBook gratuito: Guia definitivo para um PDI de sucesso!

Deixe o colaborador assumir o controle do PDI

O primeiro passo para um PDI de sucesso é deixar o colaborador assumir o protagonismo pela sua carreira. Logo, ele será o responsável por elaborar e colocar em prática o seu plano de desenvolvimento individual.

Claro que o papel do líder existe e deve ser respeitado. Afinal, o PDI também tem o objetivo de alinhar as expectativas da organização e do colaborador. Por isso, o gestor é peça chave para que o resultado final seja positivo e não cause uma frustração no colaborador.

Ajude o seu liderado na hora de: compreender o objetivo a ser perseguido, identificar as competências e habilidades que devem ser trabalhadas, estabelecer prazos e atividades de melhoria, avaliar os resultados e a assertividade de cada ação.

Trabalhe com dados e métricas confiáveis

Uma dica valiosa para estruturar um PDI é utilizar dados confiáveis. Você já imaginou como pode ser prejudicial um plano de ação estruturado apenas em hipóteses ou opiniões sem embasamento? Além do colaborador se desmotivar no meio do caminho, o líder poderá ter prejuízos por investir no aperfeiçoamento que não trará benefícios para o departamento ou para a organização.

Por isso, o ideal é realizar avaliações de desempenho com frequência e utilizando ferramentas capazes de registrar a evolução de cada profissional. Dessa forma, o líder e o liderado poderão identificar com mais facilidade os gaps a serem trabalhados, bem como os pontos fortes que geram resultados.

Faça um acompanhamento frequente

Você tem o hábito de acompanhar a performance dos seus colaboradores ou apenas espera finalizar o ciclo de produção para realizar a avaliação? Se a resposta foi a segunda opção, fique atento. Para o sucesso do PDI é fundamental que o líder participe de cada etapa, monitorando os resultados conquistados em cada ação.

Caso contrário, cenários como erros, falta de engajamento e desvios podem passar despercebidos, perdendo o timing de correção. Muitas vezes a prevenção reduz custos e evita falhas.

Pense fora da caixa: não fique apenas nos livros e treinamentos

Por fim, lembre-se que o principal objetivo do PDI é tirar o colaborador da zona atual e levar para a zona desejada. Para que exista um desenvolvimento assertivo, não basta apenas realizar leituras ou participar de treinamentos.

É necessário que o colaborador seja desafiado a enfrentar os seus medos e colocar em prática as novas competências. A evolução acontecerá com o treino, com o suporte, com os feedbacks e a avaliação do que está funcionando e o que ainda precisa ser melhorado. Por isso, peça para que o profissional mescle todos os tipos de ação no seu PDI.

Gostou? Então curta a nossa página do facebook e inscreva-se em nossa newsletter para continuar recebendo conteúdo atualizado sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Gestão do tempo e produtividade: não confunda os termos

Você precisa de um RH estratégico? Conheça a Peex Brasil