Gestão do tempo e produtividade: não confunda os termos

Como anda a gestão do tempo e produtividade na sua equipe? Os seus colaboradores conseguem priorizar as atividades mais importantes? A produção está sendo eficiente?

Estou ocupado, tenho muita coisa para fazer, estou com pressa e minha agenda está lotada. Essas são apenas algumas frases que repetimos e ouvimos com frequência no dia a dia. Mas, será que a nossa gestão do tempo e produtividade estão condizentes com tantos compromissos? 

Nem sempre estar ocupado ou cheio de coisas para fazer é sinal de produtividade. Muitas vezes a má gestão do tempo acaba sobrecarregando as horas dos nossos dias, fazendo com que inúmeras tarefas fiquem pendentes durante meses.

Podemos observar essa situação no mundo corporativo, onde muitos profissionais passam a semana com a agenda repleta de compromissos, correndo de um lado para o outro, entrando e saindo de reunião, mas não conseguem entregar resultados expressivos.

Infelizmente os impactos negativos da má gestão do tempo e baixa produtividade geram prejuízos financeiros – diretos ou indiretos – para muitos negócios. Por isso, se você quer mudar o cenário atual da sua equipe, continue a leitura!

Confira também: Descubra como ser produtivo.

Mas, afinal, o que é gestão do tempo?

A gestão do tempo envolve o planejamento e a priorização de responsabilidades. O seu objetivo é melhorar a produtividade do ser humano, favorecendo a concentração de energia no que realmente precisa ser feito em cada momento.

Ou seja, com uma gestão do tempo eficiente conseguimos realizar todas as tarefas, sem ter que comprometer vários dias ou meses. É através desse processo que conseguimos ter mais clareza sobre o que é urgente, o que é importante e o que é irrelevante. Além disso, conseguimos ter mais consciência do tempo gasto em cada atividade, bem como os fatores que nos atrapalham, gerando inúmeras distrações.

Não são poucos os colaboradores que apresentam dificuldade na hora de organizar uma agenda, elencando as tarefas por grau de importância e respeitando o tempo destinado a cada atividade. Além da dificuldade de priorização, existem fatores externos que diminuem a concentração dos profissionais. Nesse sentido, podemos citar exemplos como: e-mails, reuniões, colegas, telefonemas, solicitações, entre outros.

O que é produtividade? 

Enquanto a gestão do tempo está relacionada com a organização e planejamento, a produtividade é o resultado decorrente do aproveitamento dos recursos utilizados em relação a entrega realizada. Ela está associada com a rentabilidade das atividades executadas.

Por meio dos indicadores de produtividade, conseguimos mensurar se os colaboradores estão conseguindo utilizar os recursos – seja tempo, matéria prima ou dinheiro – de forma eficiente. Por isso, esse é um termo de extrema importância dentro do mundo organizacional. Quanto maior for a produtividade da equipe, maior a chance de sucesso do negócio.

Agora que você já sabe as diferenças entre gestão do tempo e produtividade, que tal começar a mensurar os resultados da sua equipe de forma mais eficiente? Entre em contato com a Peex Brasil e descubra como o sistema de RH ideal pode te ajudar a maximizar o capital humano, impulsionar a produtividade e elevar os resultados financeiros.

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