O que é um sistema de recursos humanos

A tecnologia ocupa um espaço importante em nossas vidas profissional e pessoal, ajudando de aspectos simples até os mais complexos. É difícil pensar como viveríamos sem as facilidades que ela coloca à nossa disposição.

Esse raciocínio vale para a atuação do RH nas empresas, em que o uso de sistema de Recursos Humanos automatiza o trabalho burocrático desse setor, aumenta a competitividade da empresa e ajuda na tomada de decisões. Para saber mais sobre o tema, acompanhe este post.

O que é e para que serve o sistema de RH?

O sistema de Recursos Humanos, importante para a otimização do trabalho, permite organizar e compilar dados não apenas relacionados à rotina mais burocrática – aviso de férias, cálculo de FGTS, etc. – como também à abordagem estratégica dentro da empresa.

Para que realmente atenda às necessidades de uma empresa, esse sistema precisa integrar informações para ajudar na tomada de decisões e organizar todos os dados em uma única fonte. Também deve ser funcional, intuitivo e garantir a segurança das informações armazenadas.

Outra qualidade do uso de softwares ou programas de RH é o fato de dispensar o armazenamento de documentos em papel, contribuindo para o aproveitamento de espaço físico da organização.

Como funciona um sistema de Recursos Humanos?

Um programa eficiente auxilia o profissional de RH e deve apresentar as seguintes funcionalidades para exercer esse papel com excelência:

  • armazenamento de dados, organização e arquivamento de relatórios;
  • ferramentas para a realização de avaliações de desempenho e gestão de pessoas;
  • módulos para organização, formatação e aplicação de treinamentos;
  • realização de atividades de departamento pessoal.

Muitas dessas informações provêm de fontes distintas, e é importante que estejam reunidas para facilitar a comparação e integração desses dados. Entre os aspectos que devem estar reunidos são: avaliações de desempenho, processos seletivos, gestão de treinamentos, mapa de sucessão, plano de carreira, informações sobre cargo e salários, dados sobre funcionários (idade, filhos, numeração de documentos).

Atualmente há diferentes tipos de sistemas disponíveis que permitem a customização de acordo com as necessidades de cada empresa. Essa variedade é importante, pois o ramo de atuação e o tamanho de cada organização influenciam na hora de organizar os processos de RH.

Qual a importância da contratação de um sistema para as empresas?

Hoje em dia, o RH assume cada vez mais o papel de braço direito na tomada de decisões da empresa. Só com um quadro claro do capital humano disponível, das estratégias de crescimento e do que está sendo feito para o alcance das metas, os diretores e CEOs têm condições de decidir sobre novas contratações, redução de equipes, remanejamento de funcionários e necessidade de treinamentos internos.

Um bom sistema de gestão de RH permite esse upgrade, fazendo com que esses profissionais possam levar informações importantes para que os gestores tomem decisões com mais segurança, enxergando detalhes que até então eram desconhecidos.

Um sistema eficiente dá um panorama completo dos funcionários, recursos e metas da empresa, ajudando a promover um realinhamento interno muito mais assertivo e direto.

Além disso, um bom sistema ajuda na gestão de capital humano da empresa, conseguindo aproveitar ao máximo a mão de obra, oferecendo parâmetros para o desenvolvimento e capacitação de cada profissional por meio de treinamentos e feedbacks. Isso aumenta a qualidade do produto ou serviço oferecido e ajuda a empresa se destacar frente aos concorrentes.

O arquivamento de dados possibilita a comparação de relatórios e de índices de crescimento para um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento da organização.

A implantação de um sistema de Recursos Humanos ajuda na interpretação dos recursos atuais, na redução de custos para a empresa, na mitigação de erros relacionados a cálculos de direitos trabalhistas e atua como suporte para o crescimento da empresa.

 

Na Peex Brasil, nós identificamos as principais demandas das empresas e seus colaboradores e oferecemos sistemas de avaliação de desempenho de acordo com as necessidades das organizações. Quer saber mais? Clique aqui e confira.