Conheça as características de cada grupo e aprenda a gerir de forma positiva o conflito de gerações
Use o conflito de gerações de forma positiva em seu negócio. Você só tem a ganhar com os resultados de uma convivência harmoniosa.
O conflito de gerações é um assunto comum na vida cotidiana, afinal, com todas as transformações que ocorrem na sociedade é natural que haja a convivência com indivíduos de diferentes épocas.
Hoje, os jovens que nascem inseridos na era digital são netos ou bisnetos de pessoas que viveram em períodos pós-guerra ou revoluções. Enquanto os mais novos são dependentes dos recursos tecnológicos, os mais velhos ainda possuem algumas resistências.
Também vemos o choque de gerações no sistema de ensino. Existem escolas que mantém o padrão da rigidez, ausência de recursos tecnológicos e distribuição das cadeiras em fileiras tradicionais. Nesses ambientes, os professores costumam valorizar os métodos de ensino antigo, resultando em alguns conflitos de adaptação de muitas crianças e adolescentes.
Nas empresas esse contexto é inevitável. Muita coisa mudou no ambiente de trabalho, o que favorece a convivência de diferentes gerações. No entanto, em alguns ambientes organizacionais os conflitos decorrentes das distinções de pensamento geram impactos negativos.
Como a sua empresa está gerenciando esse convívio? O departamento de RH está preparado para lidar com as características de cada geração? Leia esse post e aprenda como fomentar um ambiente harmônico e produtivo.
Entenda as características
Para gerir qualquer conflito, primeiro é necessário que os líderes e equipe de RH entendam o perfil dos envolvidos – suas motivações, comportamentos e dificuldades. Com essas informações a gestão consegue traçar ações estratégicas que ajudam a minimizar as consequências negativas ao mesmo tempo que impulsiona as positivas.
Quando falamos sobre conflito de gerações, o ponto de partida é dominar quem são elas. Levando em conta os dados apresentados pelo Sebrae e pela Revista Exame, preparamos um breve resumo para te guiar:
Os mais conhecidos
Baby Boomers
Como esses profissionais nasceram após períodos de guerras e revoluções, eles costumam ser marcados por competitividade, foco em resultados, rigidez, respeito às autoridades e pouca preocupação com qualidade de vida.
São extremamente leais a empresa e sua liderança é marcada pelo autoritarismo.
Geração X
Esses profissionais apresentam um perfil mais liberal uma vez que nasceram no meio de grandes transformações da sociedade. Apresentam perfil de liderança, são mais flexíveis as novidades, se preocupam mais com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de se envolverem com as metas das empresas.
Podem ser considerados o meio termo entre as antigas e novas gerações. Ao mesmo tempo que anseiam por mudanças, ficam receosos sobre o futuro.
Geração Y
Profissionais dessa geração são comprometidos com os valores das empresas, apresentam elevada autoconfiança, agem impulsivamente em busca de desafios, se preocupam com a atualização profissional e não costumam se adaptar a burocracia ou atividades rotineiras.
Nascidos durante os grandes avanços tecnológicos, estão sempre conectados. Valorizam a flexibilidade bem como o equilíbrio entre vida e carreira.
Lembre-se dos antigos Veteranos e da recente Geração Z
Apesar da maioria das empresas levar em consideração as 3 gerações principais, é valido lembrarmos dos Veteranos, uma vez que a grande maioria das pessoas estão demorando mais tempo para se aposentar.
Como podemos imaginar, esse grupo de profissionais acaba sendo representado por moldes tradicionais, como, por exemplo, o conservadorismo. São os mais difíceis para se adaptar as ferramentas tecnológicas e novos modelos de gestão.
Em sentido totalmente oposto, começa a surgir no mercado uma geração movida por propósitos: a Geração Z, ou como gostam de chamá-los “Nativos Digitais“. Esses colaboradores apresentam perfil contrário aos Veteranos visto que buscam qualidade de vida, oportunidades flexíveis, valorizam a inovação e mudam de emprego quando se sentem desmotivados ou sem perspectivas.
Hoje, empresas como Nestlé e Monsanto já realizam processos seletivos inovadores a partir da gamificação e interatividade. Dessa forma, o RH de grandes empresas garante o interesse dos novos profissionais em entrar para o quadro de colaboradores.
Para saber mais sobre novas ações para a gestão de pessoas, leia também: 3 sinais de que é hora de começar a inovação no RH
Extraia o melhor do conflito de gerações
Você consegue imaginar um jovem da Geração Y como líder de um colaborador baby boomer que possui anos de casa? Provavelmente ocorrerão inúmeros conflitos rotineiros dessa relação, se não houver uma intervenção estratégica da equipe de RH.
Desenvolver um planejamento tático em conjunto com ações bem pensadas para estimular as diferenças, impulsionará os resultados da equipe. Saber criar um ambiente que fomente conflitos saudáveis, capazes de gerar novas opiniões e soluções é extremamente benéfico para a empresa.
Para isso, o RH precisa levar em conta os valores de cada geração, enaltecer os pontos positivos de cada uma, estimular uma comunicação baseada em diálogos construtivos além de valorizar pontos de convergência.
Como exemplo de ações que o seu RH pode utilizar para reforçar comportamentos positivos ao mesmo tempo em que minimiza os atritos prejudiciais, podemos citar:
- Avaliações de desempenho bem estruturadas;
- Feedbacks;
- Workshop;
- Coaching;
- Mentorias;
- Desenvolver uma comunicação corporativa englobando vários formatos;
- Combinar flexibilidade com formalidade.
Por fim, o fortalecimento de uma boa cultura organizacional ajudará a construir um ambiente de trabalho harmônico. Se você quer saber como usá-la a seu favor, clique aqui.
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