Seguramente você já precisou utilizar algum dado ou analisar informações para tomar alguma decisão. Afinal, nos dias de hoje podemos considerar como raro escolher o melhor caminho sem analisar alguma informação disponível. E é justamente o uso de dados na gestão estratégica de recursos humanos que faz com que as empresas melhorem sua performance e faturamento.
Por isso, people Analytics, Big Data, pesquisa Pulse e outros termos do mundo tecnológico estão cada vez mais em alta no RH e lideranças. Aliás, não é por acaso que atualmente uma das ferramentas e metodologias mais procuradas por departamentos de RH são justamente aquelas que coletam, analisam e criam simulações ou decisões a partir de dados. Ao mesmo tempo, o uso dessas informações e ferramentas são um dos motivos que mais geram dúvidas e problemas no dia a dia da organização.
Sendo assim, nesse artigo você descobrirá informações importantes sobre como utilizar os dados na gestão de pessoas.
Por que os dados são fundamentais para uma gestão estratégica de Recursos Humanos?
Recrutamento e seleção, gestão de metas e entregas, avaliação de desempenho, feedbacks, estruturação de PDI, gestão de treinamentos, promoções e até desligamentos. Hoje tudo gira em torno de dados, e quanto melhor eles forem, mais rápidas e assertivas serão as decisões dos gestores. Ou seja, toda empresa depende de dados confiáveis para conseguir sobreviver e crescer.
Sem informações confiáveis a equipe de RH e gestores ficam “no escuro” para tomarem decisões que impactam em toda a performance da organização. Alguns exemplos:
- Contratação de um profissional inadequado ou com pouca aderência a cultura organizacional;
- Promoção de colaboradores que possuem boas relações de trabalho, mas baixo desempenho;
- Feedbacks sem embasamento ou exemplificações;
- Falta de ações para solucionar baixo índice de insatisfação interno;
- Valores desalinhados com a cultura organizacional;
- Falta de mensuração das metas atingidas x metas estabelecidas como estratégicas para o crescimento da empresa;
Como um sistema de RH pode te ajudar em uma gestão estratégica?
A boa notícia é que a tecnologia otimiza todo esse processo de coleta, armazenagem e, em alguns casos, até fornece análises ou relatórios. Um bom exemplo são os sistemas de RH da Peex Brasil que digitalizam toda a gestão de performance das empresas. Indo desde a gestão de metas até análises sobre como aprimorar o desempenho da equipe.
Inclusive, nossos sistemas também contam com pesquisas de clima pulse. Ou seja, é a ferramenta ideal para uma excelente gestão!
É com esses sistemas de RH que as empresas conseguem tomar as decisões mais indicadas para cada situação, como você viu acima. Além disso, elas aprimoram todos os processos de gestão em sua empresa, gerando mais lucratividade e produtividade.
Porém, você precisa determinar as funções que você deseja aprimorar em seu RH antes de escolher a sua plataforma, já que existem inúmeras opções com focos diferentes. Por exemplo, existem as que são focadas em processos burocráticos como relógio de ponto, presença e parte financeira.
Por outro lado, também existem outras mais relacionadas à gestão do capital humano. Nesse segundo caso encontramos plataformas que vão desde testes de perfil comportamental até as que possuem funções para avaliação de desempenho e metas.
Por que escolher a Peex Brasil?
Porque somos especialistas no que fazemos há 18 anos! Nosso sistema é seguro, confiável e intuitivo, características essenciais para um uso tranquilo e uma gestão estratégica.
Além disso, atendemos empresas de todos os portes e segmentos do mercado. Conheça alguns de nossos clientes:
Por fim, com nossas funcionalidades você terá em suas mãos uma ferramenta que realiza mensuração de performance, gestão de metas e resultados, além de análise de desenvolvimento. Tudo isso utilizando como base a metodologia 9box que permite uma excelente gestão de talentos e planos de desenvolvimento objetivos e realistas.
Quer descobrir como isso funciona na prática? É só agendar uma demonstração gratuita do sistema com um de nossos especialistas.